Quem tem lipedema sente dor?

Perguntado por: obrites9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

A paciente sente dores nas regiões onde surge o acúmulo de gordura. Também podem surgir hematomas, peso nos membros e até queda de cabelo. Por essa gordura estar localizada em toda a extensão dos membros inferiores, exceto o pé, o lipedema pode comprometer a mobilidade da pessoa³.

Estes são os sintomas de lipedema
dor e sensibilidade: a área afetada pela condição pode ser dolorida e sensível ao toque, e a dor pode aumentar com sua progressão. inchaço: pode ocorrer inchaço na área, que pode piorar ao longo do dia ou após atividades físicas.

Como identificar se você tem lipedema
Pouco a pouco, esse aumento do volume das células adiposas devido aos depósitos de gordura leva a um aumento da pressão nos tecidos, dando origem ao sintoma mais característico: a dor.

Leite, iogurte e queijo são ricos em cálcio e vitamina D. Esses nutrientes aumentam a força óssea, o que pode melhorar os sintomas dolorosos. Laticínios também contém proteínas que podem ajudar a construir músculos. As pessoas que pretendem controlar o peso, por sua vez, podem escolher opções com pouca gordura.

Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas foram salgadas, curadas, fermentadas ou defumadas para fins de sabor ou preservação.

Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

“Pacientes com lipedema são mais suscetíveis a lesões das articulações. Em casos mais avançados, podem ter dificuldades na marcha e consequente atrofia muscular”, diz o médico.

Quando a mulher com Lipedema faz dieta, ela não perde peso nos membros que estão com acúmulo de gordura. Esta é a principal diferença para quem não tem a doença, que por meio de exercícios contínuos consegue emagrecer.

O tratamento do lipedema consiste em:

  1. Dieta antiinflamatória;
  2. Exercícios físicos;
  3. Compressão elástica;
  4. Procedimentos adjuvantes;
  5. Medicamentos específicos.

Reduzir a ingestão de carnes vermelhas e gordurosas pode ser benéfico, porque as gorduras são absorvidas diretamente nos pacientes com lipedema. A seguir o que deve ser evitado: Todas as carnes vermelhas (bife, carne moída, cordeiro, pato, carne de carneiro, cabra, porco)

Medicamentos: Infelizmente, é impossível combater lipedemas através de medicamentos e de pomadas. Esporte: O esporte é recomendável, mas apenas se usar meias de compressão. Sem compressão, o perímetro das pernas ainda aumentaria mais devido ao exercício.