Quem tem labirintite pode subir escada?

Perguntado por: rtavares5 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Movimentos como subir ou descer escadas, girar a cabeça, deitar-se, virar-se são afetados pela labirintite. A fisioterapia aplica manobras e movimentações para treinar o cérebro do paciente a assumir as funções do labirinto, e estimular o equilíbrio da pessoa.

Quando se está em crise de labirintite o ideal é não realizar nenhum tipo de exercício físico até que o distúrbio seja controlado”, pontua o médico.

É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco, como pães, tortas e bolos.

Anti-histamínicos, como Prometazina (Fenergan), Dimenidrato (Dramin) e a meclizina podem ser prescritos para ajudar a aliviar a tontura e a náusea, geralmente são utilizados quando o paciente procura o pronto socorro com sintomas intensos ou prescritos para casa por alguns dias para alívio de sintomas.

Saiba agora quais são as atividades físicas mais indicadas para quem sofre com a labirintite.

  • Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. ...
  • Pilates. ...
  • Reabilitação vestibular.

Quando o seu corpo se acostumar com os exercícios, aí sim você pode testar outros tipos de atividades e variar a intensidade. Alguns exercícios de musculação, pilates e treinos funcionais podem ser adaptados para a pessoa que tem labirintite. Lembrando que é bom começar em intensidade baixa e aos poucos ir aumentando.

A mais comum é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), que é o descolamento ou desprendimento de pedrinhas de carbonato de cálcio que ficam em uma membrana gelatinosa no labirinto. A VPPB normalmente acontece com pequenos traumas ou movimentos bruscos e causam a tontura rotacional.

O único momento em que nenhuma atividade física é aconselhada é durante a crise labiríntica, fase aguda do distúrbio na qual o paciente sente uma tontura incapacitante, mal conseguindo ficar em pé, acompanhada de náuseas e vômito.

Quadros de tontura e zumbido durante períodos de grande pressão, ansiedade e estresse são popularmente associados a uma suposta “labirintite emocional”. Fatores de ordem emocional, porém, não são considerados causas diretas para esses sintomas, embora influenciem a gravidade com que eles são percebidos pelo paciente.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de “chicote” da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.