Quem tem isquemia pode fazer caminhada?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A intensidade do esforço deve ser abaixo do nível que provoque isquemia miocárdica, arritmias importantes ou sintomas de intolerância ao esforço, conforme a avaliação prévia pelo teste de esforço. A intensidade recomendada do treinamento varia com o grau de supervisão disponível e o nível de risco do paciente.

A musculação e a corrida são algumas das práticas recomendadas. Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor.

Dores no lado esquerdo do peito, no pescoço ou maxilar, ombro ou braço, falta de ar, náusea e vômitos podem ser sinais de que uma isquemia está prestes a acontecer. No entanto, em geral, esse é um evento que ocorre lentamente, piorando ao longo do tempo, sem gerar sintomas. Por isso é tão perigoso!

De modo geral, os exercícios físicos mais recomendados para quem tem problema no coração são os exercícios aeróbicos. É o caso, por exemplo, de fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, corridas leves, entre outros.

O tratamento da isquemia cardíaca pode ser feito com o uso de medicamentos que, recomendados pelo médico cardiologista, conseguem ajudar o organismo do paciente a melhorar o fluxo sanguíneo, reduzir sua pressão arterial e até eliminar as placas de gordura que são características da aterosclerose.

De um modo geral, os tratamentos da isquemia têm como objetivo melhorar o fluxo sanguíneo para as áreas comprometidas. No tratamento da isquemia podem ser utilizadas diversas classes de medicamentos com ação hipotensora, vasodilatadora, orientados para o controle do colesterol, analgésicos ou outros.

Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo. Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos. Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem.

A dor torácica sugestiva de isquemia pode manifestar-se no meio ou no lado esquerdo do tórax, sendo que essa sensação pode irradiar-se para o braço esquerdo, direito ou para ambos ou até para a região epigástrica. Há ainda pessoas que referem sentir dor na mandíbula confundindo-se com dor de dente(5).

Essa falha no fluxo sanguíneo do cérebro também afeta a oxigenação do órgão e pode originar um quadro de hipóxia cerebral, levando à graves sequelas ou até à morte caso os primeiros sintomas não sejam identificados e tratados o mais rápido possível.

Algumas situações em que a prática da atividade física não é recomendada ou deve ser realizada com cuidado são:

  1. Cardiopatias. ...
  2. Crianças e idosos. ...
  3. Pré-eclâmpsia. ...
  4. Após maratonas. ...
  5. Gripe e resfriado. ...
  6. Após cirurgias.

Corrida traz ainda mais benefícios para o coração
A corrida é um exercício que traz diversos benefícios à saúde, ainda mais que a caminhada, ajudando a melhorar o transporte de oxigênio, processo pelo qual o coração é o maior responsável.

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.

O tratamento da isquemia miocárdica varia de acordo com a gravidade e as causas do problema. Pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos de cateterismo cardíaco, como a angioplastia, e até mesmo cirurgia de revascularização miocárdica, conhecida como ponte de safena.

Ela se dá quando o fluxo de sangue que deveria ir para o coração é reduzido e, consequentemente, o oxigênio não chega no órgão em quantidade suficiente. A isquemia é um fenômeno que pode acontecer em qualquer parte do corpo.

Procure fazer uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, queijos e carnes magras. Evite alimentos industrializados, enlatados. O sal deve ser rigidamente evitado! Não beba líquidos em excesso, mas também não deixe de ingerí-los.