Quem tem herpes labial pode beijar na boca?

Perguntado por: lmartins8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Pacientes que estão com herpes labial precisam seguir alguns cuidados necessários para não transmitir o vírus para outras pessoas. Não é recomendado beijar a boca de alguém enquanto estiver com as lesões nem utilizar objetos de outras pessoas, como batom, copos e talheres.

"Deve-se evitar beijar na fase inicial até o momento de cicatrização total, quando já existe a crosta em que a transmissão já não ocorre mais". Quando uma pessoa infectada beija outra durante o episódio de infecção, a transmissão torna-se possível.

O maior cuidado recomendado pelos especialistas é evitar beijar a pessoa quando ela está com uma lesão ativa (bolinhas dolorosas próximas dos lábios). As pessoas, nessa fase, também têm de se lembrar de lavar bem as mãos após tocar a boca.

Quem recebeu o diagnóstico do herpes não deve beijar e deixar que outras pessoas entrem em contato com suas feridas na fase aguda da doença. A mesma recomendação vale para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo.

“Mas, se existirem bolhas ou feridas, é melhor não ter relações naquele período porque pode haver contato externo onde a camisinha não protege. Se o herpes for apenas labial, não existe problema, evitando apenas beijos e sexo oral“, aconselha Úrsula.

Na maioria dos casos, as bolhas rebentam, criando uma crosta que eventualmente cai. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando rebentam. Mas na realidade são contagiosas desde o primeiro momento em que sente sintomas ao redor da boca, como formigueiro ou irritação, até estarem completamente cicatrizadas.

A herpes é contagiosa na fase de rompimento das bolhas e excreção do líquido.

Não há cura para o herpes genital, mas os sintomas podem ser tratados com medicamentos antivirais. A prevenção inclui o uso de preservativos durante as relações sexuais e evitar o contato íntimo com pessoas que apresentam sintomas ativos da doença.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

Pessoas que têm o vírus do herpes em estado latente no corpo podem desenvolver as feridas nos lábios, na boca e na gengiva em situações de baixa imunidade, alterações hormonais, exposição longa ao sol sem a devida proteção e estresse emocional.

A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

  • Arlete Salles.
  • Justin Bieber.
  • Mariana Xavier.
  • Marina Ruy Barbosa.