Quem tem hemorroida pode comer carne?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Ainda segundo Rocha, alimentos gordurosos como porco, além de embutidos como salsicha e salame, também são considerados inflamatórios e, por isso, deveriam ser evitados por pessoas com hemorroidas.

Se você está seguindo uma dieta para lidar com hemorroidas, alimentos gordurosos devem ser evitados. Esses alimentos podem causar irritação e inflamação no cólon, prejudicando o funcionamento normal do intestino.

Comidas muito condimentadas irritam a mucosa da região anal, onde estão presentes as hemorroidas. Alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“A alimentação é muito importante para as pessoas que estão fazendo tratamento de doença hemorroidária.

Alimentos ricos em fibras para adicionar regularmente em sua alimentação

  • Legumes: especialmente cenouras, brócolis, couve e ervilhas;
  • Frutas: como maçãs, bananas, passas, pêssegos, ameixas e peras;

-Se sentir vontade de evacuar vá ao banheiro, nunca deixe para depois, pois quanto mais tempo as fezes ficam parada no intestino, mais ressecadas elas ficam; -Aumentar o consumo de fibras com cereais integrais (aveia, chia, linhaça, centeio) e alimentos na forma integral (arroz, macarrão, pão, biscoitos);

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Prefira refeições mais variadas, ricas em frutas (mamão, ameixa, manga, laranja e mexerica com bagaço), verduras e cereais; Reduza a quantidade de gordura, carnes gordurosas e gordura de porco.

Do lado dos legumes e verduras, feijão, lentilhas, grão-de-bico, acelga portuguesa, espinafre, berinjela, jiló e abobrinha são as melhores opções para um bom funcionamento intestinal”, cita o coloproctologista Umberto Morelli.

Sintomas da trombose hemorroidária
A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

Por outro lado, deve-se evitar alimentos muito picantes, ácidos ou que irritem diretamente a região anal. “É importante ter cuidado com as pimentas, mostarda, embutidos apimentados, páprica, curry, molho de tomate, tomate (em excesso), catchup, álcool e sucos ácidos (em excesso)”, alerta Fernando.

Alimentos que possam causar desconfortos gastrointestinais como o café, a pimenta e bebidas alcoólicas, além de alimentos que facilitam a formação de gases, como fermentados e leite, devem ser consumidos com moderação na dieta de quem está tratando as hemorroidas.