Quem tem gota pode comer rabada?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Gota é causada pelo o aumento do ácido úrico, causando inflamações nas articulações, devido ao aumento de cristais. Então, deve diminuir proteína da alimentação principalmente evitar carne vermelha por ser rica em purina, também deve evitar embutidos e frutos do mar, pode comer frango, e outros peixes com moderação.

As opções recomendadas são carne de frango e pato. Outros alimentos que contem purina são couve-flor, espinafre, couve-flor. Fígado, rins, moela, enfim, todos os órgãos de animais devem ser retirados do cardápio de quem sofre de gota.

Frango e peru: Carnes de aves, como frango e peru, geralmente possuem teores mais baixos de purinas em comparação com carnes vermelhas. Ovos: Os ovos têm baixos teores de purinas e podem ser incluídos em uma dieta com moderação.

Carne bovina, carne de porco, cordeiro e outros tipos de carne vermelha são ricos em purinas, substâncias que podem levar ao ácido úrico alto.

Quem tem gota pode comer frango? Bom dia. As aves também podem elevar o ácido úrico na corrente sanguínea, mas em menor proporção do que outros alimentos, como embutidos, miúdos, bebidas alcoólicas e frutos do mar.

Qual a carne pode comer quem tem ácido úrico?

PermitidosConsumo moderado
Verduras, legumes e hortaliçasCarne vermelha, como carne de boi, de porco, de ovelha ou cordeiro
Leite desnatado, iogurte desnatado e queijos magros como cottage e ricotaSucos naturais de fruta
Café e chás
Azeite, castanhas, nozes, amendoim, amêndoas

Cabrito, carneiro, miúdos em geral (fígado, coração, língua e miolo), frutos do mar (camarão, mexilhão, siri, caranguejo), embutidos (linguiça, salsicha, calabresa, mortadela, presunto gordo, salame). Todas, especialmente cerveja (mesmo sem álcool).

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

A dieta adequada deve privilegiar alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas e leguminosas. A ingestão de carne vermelha e carnes processadas deve ser reduzida. Peixes (bacalhau, tilápia, linguado) e tofu são boas escolhas para suprir sua necessidade proteica.