Porque congelar?

Perguntado por: aalmada2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O congelamento é um eficiente sistema de conservação, pois retira calor dos alimentos para retardar a ação de micro-organismos e, dessa forma, o processo de deterioração. Para alcançar as condições ideais de temperatura, o freezer/congelador deve operar a -18°C, no mínimo. Portanto, atenção a isso!

O congelamento serve para conservar e preservar alimentos por muito mais tempo em casa, aplicando a técnica correta é possível conservar seu sabor e nutrientes.

Quando congelado, o que acontece é que a ação das enzimas é interrompida, causando a impressão da “perda” de nutrientes, mas o alimento não perde todos os seus nutrientes. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, alguns alimentos podem perder até 15% de vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Mas, esse é um tipo de alimento extremamente nocivo à saúde, por vários motivos. Isso porque os alimentos congelados são ricos em sódio, gorduras e aditivos, e estes por sua vez, afetam a saúde do corpo.

Na carne congelada, a atividade microbiana é paralisada, a enzimática, bem como a velocidade de reações químicas é substancialmente reduzida. A congelação é um excelente método de conservação da carne porque ocorrem alterações menores do qualquer outro método de conservação de alimentos.

O Congelamento Rápido permite que este processo ocorra no menor tempo possível para que o seu produto não sofra alterações em suas propriedades fundamentais (cor, sabor e textura) e continue com sua qualidade inicial preservada.

A sua principal vantagem é o custo mais baixo, mas ele pode causar alguns danos nos produtos alimentícios, pois destrói algumas células, afetando a qualidade dele quando for descongelado pelo cliente final. Isso acontece porque, no congelamento lento, a água livre em torno do alimento é a primeira a ser cristalizada.

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

3º Mito: O congelamento de alimentos mata as bactérias. Congelar alimentos não mata bactérias; em vez disso, o congelamento inativa quaisquer micróbios, bactérias, leveduras e fungos presentes nos alimentos, de acordo com o artigo do Food Safety Brazil.

As verduras e legumes são os alimentos mais fáceis de congelar, pois sua textura e características nutricionais são favoráveis a esse tipo de conservação.

Após o preparo, separe os alimentos em recipientes, deixe um espaço antes de tampar e aguarde até 30 minutos em temperatura ambiente para resfriar antes de congelar; Nunca coloque alimentos quentes no freezer, pois pode comprometer a qualidade dos que já estão congelados e o funcionamento do equipamento.

O ideal para congelar comida pronta é manter as marmitas sempre em pequenas quantidades em recipientes de vidros ou plásticos, pois mantêm mais a conservação do alimento, podendo permanecer congelados de de três a 12 meses.