Quem tem gordura no fígado pode tomar suco de limão?

Perguntado por: rcrespo4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Assim como o suco de laranja, o suco de limão é rico em vitamina C e tudo o que ela tem de bom. Por isso, pode também ser um suco para eliminar a gordura do fígado, mas mais importante, impedir que ela se acumule.

“Experimente tomar 1/2 copo de água morna com limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em alguns dias sentirá sua energia revitalizada!”, sugere a nutricionista.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

O limão é um excelente alimento para “limpar” o organismo e, por isso, é um dos preferidos do fígado. É rico em antioxidantes, vitamina C, e ajuda o fígado a produzir mais enzimas, contribuindo para a boa digestão dos alimentos e para a obtenção de mais energia.

Combate a absorção de gordura.
O limão ajuda na digestão, mas o que combate a absorção de gordura é consumir menos calorias e gastar mais (déficit calórico), e ter uma alimentação equilibrada.

Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Chá de cardo-mariano
Conhecido cientificamente como Silybum marianum, o chá de cardo mariano estimula a regeneração das células do fígado, ajudando a reduzir a gordura no fígado e tratar doenças hepáticas.

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

A maioria da fibra vai embora (o bagaço) e, em um copo, teremos quatro vezes mais frutose. Sendo assim, para quem tem (ou não) gordura no fígado, a melhor opção para hidratar o corpo é beber água. A água é a melhor bebida que existe!

Remédios caseiros para gordura no fígado

  1. perder peso.
  2. reduzir a ingestão de álcool.
  3. dieta rica em nutrientes com baixo teor de calorias, gordura saturada e gorduras trans.
  4. fazer pelo menos 30 minutos de exercício na maioria dos dias da semana.