Quem tem gengivite pode perder os dentes?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

A proteção óssea do dente é muito importante para não deixá-lo suscetível a bacterías que possam causar infecções, levando a possíveis mobilidades dentárias, e até perda do dente. Sua gengiva faz uma barreira de proteção entre o osso e a placa bacteriana na sua boca.

Gengivite é uma forma leve de doença periodontal caracterizada pela inflamação das gengivas. A gengivite resulta, na maioria das vezes, de uma escovação e limpeza com fio dental inadequadas, mas pode resultar de distúrbios médicos ou do uso de certos medicamentos.

Apesar de ser relativamente comum, a gengivite é uma condição que precisa ser tratada e acompanhada por um dentista. Sem os cuidados necessários, pode se tornar uma periodontite, que é uma das formas mais graves da doença. Por consequência, suas complicações podem levar à perda dos dentes.

No início pode ser que o problema nem cause tantos incômodos, mas no futuro, se a doença não for tratada, pode causar complicações piores como a periodontite. "Quando ocorre a perda do osso e do ligamento periodontal; sistema que liga o dente ao osso alveolar", explica o especialista Leonardo Costa.

Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; conheça outros tipos de infecções — Ministério da Saúde.

Além da falta de higiene bucal, outros fatores podem contribuir para que esse problema apareça, como estresse, diabetes, flutuações hormonais (causadas, por exemplo, pela gravidez), abuso de substâncias como álcool e cigarro, infecções e o uso de certas medicações.

À medida que o quadro odontológico evolui, é possível observar:

  1. Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
  2. Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
  3. Retração gengival;
  4. Mau hálito quase constante;
  5. Perda óssea e tecidual;
  6. Mobilidade dos dentes.

A gengivite tem cura, mas como o título desse conteúdo avisa, você precisa cuidar da sua gengiva assim que perceber que ela está diferente, com sangramento ou inchaço, por exemplo. Aliás, caso você não saiba o que é gengivite, nada mais é do que uma inflamação da gengiva ao redor dos dentes.

Gengivas mais vermelhas, inchadas e presença de pus
Saiba que a coloração natural das gengivas é rosada e fica junto aos dentes, desse modo, se você notar que elas estão mais vermelhas e inchadas saiba que podem estar inflamadas. A gengivite também pode resultar em pus na região.

O tempo para curar a gengivite depende do estágio em que ela se encontra. Quando ela está no início, os ossos onde os dentes estão afixados não são afetados. Uma escovação adequada constante, junto com o uso do fio dental e o enxaguante bucal já controlam o problema depois de algumas semanas.

Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar. Cuide da sua saúde bucal para evitar que se repitam.

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).

A prevenção mais eficaz é cuidar corretamente da higiene bucal. Adotar uma higienização completa e regular é a melhor forma de evitar que as doenças atinjam a sua boa e provoquem a perda dentária.

Existem alternativas removíveis e fixas. A primeira implica a colocação de uma prótese removível (de pôr e tirar). A segunda contempla múltiplas opções: uma Maryland adesiva, uma ponte ou a colocação de um implante dentário (substitui a raiz do dente) e uma coroa (o dente propriamente dito).

Difícil responder uma questão tão enfática, sem antes, abordar como se dá a doença periodontal. Mas, sim, existe essa possibilidade, sobretudo, em casos severos observa-se alta incidência de perda dentária, entre outros problemas graves.

A gengivite, por ser a fase inicial da doença, caracteriza-se pelo inchaço e vermelhidão das gengivas, além dos sangramentos ao passar o fio dental ou escovar os dentes, causados pela inflamação da região. Na periodontite, a inflamação progride e cria condições favoráveis para o aparecimento de uma bolsa periodontal.