Quem tem gastrite pode tomar dipirona?

Perguntado por: ialmada . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Tome cuidado: pessoas com gastrite ou problemas estomacais devem evitar o medicamento. Não pode ser usado por pacientes com sintomas de dengue.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Pessoas com problemas estomacais, como gastrite ou úlcera, devem procurar outro analgésico. Pacientes com sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika vírus, não devem tomar o medicamento.

Se você precisa tomar estes medicamentos para alívio da dor, tome-os com alimentos, pode ajudar. Analgésico simples como paracetamol e a dipirona não prejudicam o estômago.

A Dipirona Sódica é contraindicada a pacientes que apresentem hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos (dipirona sódica, isopropilamino fenazona, propifenazona, fenazona ou fenilbutazona) ou para pacientes com certas doenças metabólicas, como porfiria hepática ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato ...

- Não tome nenhum medicamento sem receita médica, principalmente antigripais e analgésicos com Ácido Acetil-salicílico(AAS,Doril,Aspirina) e antinflamatórios (Cataflam, Voltaren, Diclofenaco, etc). Siga sempre a orientação de seu médico.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago.

Exagerar no consumo de dipirona pode provocar enjoo, vômito, dor abdominal, disfunção renal e hepática, tontura, sonolência, coma, convulsões, queda de pressão arterial, arritmias cardíacas e mudança na coloração da urina.

A água é sempre uma grande aliada quando se trata de saúde, e você pode aliviar os sintomas da gastrite mantendo o seu organismo sempre muito bem hidratado.

O Buscopan pode ajudar a aliviar os sintomas da gastrite? Sim, o Buscopan não é um medicamento específico para o tratamento da gastrite, mas pode ser usado em conjunto com os que são para aliviar dor na barriga e cólica que costumam ser sentidas nessa condição.

Úlcera duodenal e gástrica:
A eficácia de Omeprazol Magnésico não é afetada pelo tratamento concomitante com anti-inflamatórios não-esteroidais e recomenda-se a manutenção da duração do tratamento.

A combinação pode ser responsável por retenção de líquidos, inchaço, aumento de pressão e até formação de úlceras e sangramentos. Se deseja sobrecarregar o fígado e deixar o órgão doente, vá em frente.

É inegável a eficácia de paracetamol como analgésico e antitérmico. Considera-se um mito a idéia de que dipirona supere os efeitos de outros fármacos – ácido acetilsalicílico, paracetamol e ibuprofeno – nas mesmas indicações (ver Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados de número 9, em 2004).

Náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).