Quem tem gastrite pode comer maçã?

Perguntado por: zcrespo6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

frutas: maçã, banana, pera, mamão e melão são as mais indicadas. Por isso, devem ser consumidas de duas a quatro frutas todos os dias; batata: reduz a acidez, azia, queimação e dor, diminuindo o processo inflamatório; gengibre: tem ação anti-inflamatória e bactericida, podendo atuar no controle de H.

Além disso, a fruta contém compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que podem auxiliar a aliviar os sintomas da gastrite e a promover a saúde digestiva. No entanto, é importante comer maçãs maduras e descascadas, pois a casca pode ser difícil de digerir para algumas pessoas com gastrite.

Melhores alimentos para quem tem gastrite
Alimentos como purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos, mingaus, sopas, feijão, banana, mamão, maçã, brócolis, couve, couve-flor, alface, cenoura, beterraba, aveia, arroz integral, alface, couve, etc., são fontes de fibras solúveis e insolúveis.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

Gengibre. O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias e que pode ajudar diretamente na redução dos problemas associados à gastrite nervosa. Recomenda-se consumir o mesmo em forma de chá, adicionando fatias em água fervente. Mastigar pequenos pedaços de gengibre fresco também é uma ótima opção.

O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

Frutas cítricas: frutas como limão, laranja, tangerina e até o tomate, em geral, aumentam o teor de acidez do estômago. Evite consumir esses alimentos durante uma crise de gastrite e principalmente se estiver com o estômago vazio.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

A tolerância é muito individual, em geral, os ovos cozidos não apresentam contraindicações de seu consumo na gastrite. Se sente dor ou desconforto ao consumir qualquer alimento procure um médico e relate os sintomas para que possa tratá-lo.

Hábito importante para pessoas que sofrem de gastrite
Beber água pela manhã auxilia nos níveis de acidez provocados por problemas estomacais, como a gastrite. Para quem tem esse problema a dica é beber água antes da primeira refeição diariamente para diminuir possíveis desconfortos.