Quem tem fimose sente dor?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

De maneira geral, o homem pode sim sentir mais sensibilidade na região do prepúcio quando tem fimose. Mas, isso não pode ser confundido com o aumento do prazer. Pelo contrário, a sensibilidade pode ocasionar dor e desconforto durante as relações.

A fimose pode causar dor ao urinar, ardência, acúmulo de secreções, inchaço, dor e desconforto durante as relações sexuais.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

aumento do risco de infecção urinária; dor nas relações sexuais; maior propensão a ter uma DST, HPV ou câncer de pênis; maior risco de desenvolver uma parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande.

Fimose é a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande (a cabeça do pênis) porque o estreitamento do prepúcio (prega de pele que envolve a glande) impede a passagem. Nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar! É frequente notarem um aperto a toda a volta, o chamado anel prepucial. Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

Sintomas de fimose

  • Incapacidade de expor a glande.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Assaduras e cicatrizes nos genitais.
  • Inchaço.
  • Sangramento.
  • Secreções com mau cheiro.
  • Dificuldade ao urinar.

A fimose fisiológica em muitos casos se resolve espontaneamente, sem a necessidade de tratamento. Por isso, a recomendação é esperar até os 2 anos de idade antes de fazer alguma intervenção. “Se não houver essa abertura espontânea, a gente pode indicar alguns tipos de tratamento dependendo do grau da fimose.

Feridas ou úlceras: Em casos mais graves, podem surgir pequenas feridas ou úlceras na glande. Dificuldade em retrair o prepúcio: Em casos de inflamação associada à fimose, o prepúcio pode ficar difícil de ser retraído.

Postec é uma pomada de uso dermatológica receitada para o tratamento clínico de fimose, caso onde há estreitamento do prepúcio no órgão sexual masculino.

Normalmente, nós esperamos até por volta dos 2 anos e meio a abertura completa do prepúcio. A partir desse momento em que não há a abertura do prepúcio, fica caracterizada a fimose”, explica o especialista em urologia pediátrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Edson Salvador.

Além disso, na fase adulta a fimose também interfere na vida sexual do homem, pois o pênis tende a retrair a pele e colocar a glande para fora quando fica ereto e a fimose impede isso, tornando mais difícil manter uma ereção ou até sentir prazer durante o ato sexual.

O rompimento provavelmente causará um sangramento, pois trata-se de uma região irrigada por veias e artérias. Se o rompimento for parcial, parte da pele ficará exposta, o que causa incômodo.