Como o prepúcio sai?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

No nascimento, a maioria dos meninos ainda tem o prepúcio e a glande aderentes. Ao longo dos primeiros meses de vida o crescimento do pénis, a ereção fisiológica e a produção de um líquido gorduroso (o esmegma) ajudam a descolar o prepúcio da glande.

O tratamento imediato consiste em aplicar lubrificantes e tentar comprimir a glande até que o prepúcio consiga retornar à sua posição inicial. Quando isso não é possível, recorre-se à cirurgia. Com anestesia, a pele é cortada de forma a aliviar a pressão e permitir a passagem da glande de volta.

Com cuidados e hábitos adequados de higiene, essa aderência costuma desaparecer naturalmente ao longo da infância. Aos 3 anos de idade, 50% dos meninos já conseguem retrair o prepúcio. A evolução de cada caso é acompanhada nas consultas de rotina ao pediatra.

Por exemplo: infecções da glande e do prepúcio (balanopostites) de repetição ou de difícil tratamento. Dor, inchaço ou sangramento na relação. Dificuldade de higienização do pênis e odor.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

O prepúcio pode ser puxado para trás para ajudar a deixar a urina passar normalmente e para lavar essa área. Em alguns meninos, o prepúcio é removido alguns dias depois do nascimento. A remoção do prepúcio é um procedimento chamado circuncisão.

Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a parafimose é uma complicação da fimose. É quando o prepúcio se retrai, mas não volta ao seu ponto de origem para recobrir a cabeça do pênis. A situação provoca uma dor intensa e inchaço na ponta do pênis devido à redução de circulação de sangue.

Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

A fimose fisiológica desaparece espontaneamente em 90% dos casos até os 3 anos de idade e em 99% até a adolescência. Portanto, nas crianças mais velhas e nos adultos, o esperado é que o prepúcio encubra todo o pênis quando ele está flácido, mas se retraia, expondo a glande quando o mesmo está ereto.

Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar! É frequente notarem um aperto a toda a volta, o chamado anel prepucial. Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica.

Fimose na fase adulta
Nesses casos, não existe a possibilidade da fimose se curar sozinha, então só é possível tratar através de intervenção cirúrgica. A cirurgia é um tanto simples e visa apenas remover o excesso de pele, de modo que o paciente consiga expor a glande sem nenhum problema.

O prepúcio consiste em uma pequena camada de pele extra que recobre a ponta do pênis de todos os indivíduos do sexo masculino. No entanto, em alguns casos, determinados pacientes podem apresentar excesso de pele peniana.

21A cirurgia de circuncisão serve para remover o prepúcio (a pele retrátil que recobre a glande, mais conhecida como “cabeça” do pênis). Sua indicação se deve à comprovada redução da incidência de doenças urológicas. Isso porque, a intervenção facilita a higiene da genitália masculina, prevenindo diversas patologias.