É errado ser monogâmico?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Tanto para os humanos quanto para os animais, ser monogâmico ou poligâmico tem seus pontos positivos e negativos. Por exemplo, parceiros múltiplos podem gerar problemas com a capacidade imunológica da prole, doenças sexualmente transmissíveis e conflitos sexuais.

Nos humanos, a monogamia pode ser encarada como facultativa, já que, historicamente, foi imposta por muitas religiões. Portanto, não seria 'natural'. Além disso, a monogamia é vista como uma estratégia reprodutiva instável, porque aposta todas as fichas no acerto da escolha inicial.

Alguns cientistas acreditam que se relacionar com uma única pessoa se tornou uma vantagem evolutiva porque diminuiu a disseminação das DSTs, enquanto alguns antropólogos acreditam que a monogamia surgiu na mesma época que a agricultura, tanto para aumentar a riqueza quanto para proteger a prole.

O que é Monogamia:
A relação monogâmica ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro amoroso ou sexual, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período. Diz-se que uma pessoa é monogâmica, quando ela não se relaciona simultaneamente como mais de um parceiro.

Fato é que, estudos apontam que a monogamia teve sua origem ligada a questões biológicas que foram centralizadoras, por possuir grande importância na perpetuação da espécie e na união dos genitores em prol do sucesso no crescimento do filhote, que por serem mais frágeis que outros animais, necessitavam de um cuidado de ...

Falar de não-monogamia inclui várias temáticas: religião, ciúmes, posse, patriarcado, política, castração feminina, enfim… muitas coisas que afetam diretamente nossas relações — e quando estamos solteiros, inclui ainda conhecer e se deparar com várias realidades desconhecidas.

Monogamia social refere-se a dois parceiros que vivem juntos, tem relações sexuais e colaboraram na aquisição de recursos básicos, como moradia, comida e dinheiro. Monogamia sexual refere-se a dois parceiros exclusivamente sexuais, que não têm outros parceiros sexuais.

A palavra monogamia vem de dois vocábulos gregos: monos (único) e gamós (casamento), significando um único homem para uma única mulher. Desde o Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o casamento e a formação da família (Gn 2.24).

Poligamia: quando uma pessoa criar laços matrimoniais com várias outras aos mesmo tempo, com o conhecimento de todos os envolvidos. Polifidelidade: envolve diversos relacionamentos amorosos e sexuais, mas apenas entre os indivíduos que pertencem a este grupo.

Casamento com um cônjuge (#Gn 2.24). Ver BIGAMIA e POLIGAMIA.

A monogamia é um tipo de relacionamento onde se opta por se relacionar com apenas uma pessoa. É o tradicional e mais conhecido como a relação fechada. Acredita-se que a pessoa é monogâmica quando ela tem, apenas, um parceiro amoroso/sexual de cada vez, pode ser durante toda a vida ou durante um período.

O relacionamento aberto pode oferecer ao casal mais liberdade para explorar diferentes parceiros e formas de intimidade fora do relacionamento padrão. O que pode ser benéfico para aqueles que querem experimentar com seu próprio gênero ou curtir algo a mais com alguém sem necessariamente se comprometer com essa pessoa.