O que é metamor?

Perguntado por: ebaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os parceiros com quem tem sexo mas não namora são chamados de “paramores”, enquanto “metamores” são amigas com quem ela divide um parceiro romântico.

A essas pessoas eu chamarei de metamores (do inglês “metamour”: meta = com, amour = amor; a pessoa que se relaciona com sua relação, mas com quem você não possui uma relação afetiva ou sexual direta).

Relacionamento fechado em V
Os relacionamentos fechados chamados de "V" são uma forma de descrever a dinâmica poliamorosa de relacionamento onde duas pessoas dividem romanticamente e sexualmente conexões com um terceiro elemento, mas não entre elas.

Nesse tipo de relação é comum o indivíduo ter mais de uma parceria afetivo e/ou sexual simultaneamente, lembrando que isso se dá de forma consentida para todos os envolvidos não se caracterizando, portanto, como traição.

No poliamor uma pessoa pode amar seu parceiro fixo e amar também as pessoas com quem tem relacionamentos extraconjugais, ou até mesmo ter relacionamentos amorosos múltiplos em que há sentimento de amor recíproco entre todos os envolvidos.

Andar de mãos dadas, beijar, abraçar e ter relações sexuais são formas de comunicar o amor emocional a seu cônjuge.

Formas de poliamor
Para os praticantes do poliamor existem diferentes formas de pôr em prática este tipo de relacionamento, de acordo com as regras definidas previamente entre todos os envolvidos.

Formas de Poliamor
Relacionamento em grupo: quando a relação se estabelece de maneira horizontal entre três ou mais pessoas, ou seja, todas as pessoas se relacionam sexual ou romanticamente entre si sem hierarquia entre as partes. O relacionamento em grupo pode ser aberto ou fechado (polifidelidade).

A polifidelidade, também conhecida como poliexclusividade, uma forma de não monogamia, é uma estrutura poliafetiva de relacionamento íntimo onde todos os membros são considerados parceiros iguais e concordam em restringir a atividade sexual a apenas outros membros do grupo.

Apesar da poligamia não ser novidade no mundo, a legislação brasileira ainda não determinou definições concretas sobre a possibilidade de três — ou mais — pessoas oficializarem um relacionamento. “A lei não permite, mas também não proíbe.

"As mulheres em relacionamentos polígamos sofrem um risco maior de danos físicos e psicológicos. Elas enfrentam taxas mais altas de violência doméstica e abuso, incluindo abuso sexual", disse.

Uma mulher com mais de um marido? A África do Sul tem uma das constituições mais liberais do mundo: permite casamentos do mesmo sexo para ambos os gêneros e poligamia para os homens.