Quem foi o primeiro homem a ser circuncidado na Bíblia?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão. Essa foi a única vez que homens adultos foram circuncidados. A partir daquele momento, a pequena cirurgia era feita em todos os meninos descendentes de Abraão, no oitavo dia de vida.

Circuncisão na Bíblia
Em Israel, a circuncisão costumava ser realizada no oitavo dia. A partir do Novo Testamento, entretanto, a identificação do povo de Deus está no coração, pois aqueles que aceitam Jesus e seguem seus mandamentos experimentam uma transformação interior.

Quando Abraão recebeu de Deus este mandamento, já tinha 99 anos. Não obstante tão avançada idade, submeteu-se à circuncisão e obrigou todos os seus filhos, parentes e escravos a fazerem o mesmo (Génesis 17:24-27).

A circuncisão ritual é muito antiga, havendo indícios concretos de sua prática há milhares de anos na África, Oriente Médio e Oceania (na América, é sabido que os Maias praticavam rituais de sangria genital, mas há controvérsias quanto a se os mesmos envolviam ou não a amputação do prepúcio).

A circuncisão (brit-milá em hebraico ou bris em íidiche) é um preceito positivo da Torá, ordenado por Deus a todos os meninos judeus, sendo um mais sagrados rituais, realizando-se sem a consciência da criança, mantido através das gerações, como sinônimo da aliança eterna entre o homem e Deus.

Circuncisão: o que é e por que deve ser feita
O principal objetivo da cirurgia de fimose é remover o excesso de pele do órgão sexual masculino, que pode causar dor nas relações sexuais ou inflamações constantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37% dos homens no mundo são circuncidados.

O procedimento da múmias e também por relatos de escritores da antiga circuncisão era feito por sacerdotes, não sendo Grécia e dos romanos. claro se utilizava-se um anestésico. De acordo com um relato encontrado no "curar" a ferida.

Por que o Criador pediu para que todo homem do clã de Abrão fosse circuncidado? Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão.

Em sua pregação, Paulo dizia que a única coisa necessária para a salvação de Deus era a fé - e não cobrava a circuncisão. "Esta é a norma que estabeleço em todas as igrejas. Alguém foi chamado sendo já circuncidado?

Segundo o Novo Testamento, a ruptura entre o judaísmo e o cristianismo no que se refere à circuncisão ocorreu por volta do ano 50 e teve como protagonistas São Paulo e São Pedro, que tiveram uma forte discussão sobre o assunto.

Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). Uma boa higiene é muito importante para o corpo humano, para que tenhamos uma vida saudável e equilibrada.

Essa prática parece ser realizada desde a pré-história humana, sendo impos- sível determinar seu berço geográfico, uma vez que tanto povos primitivos da Améri- ca, África, Ásia e Oceania, quanto cristãos, islâmicos e judeus já a utilizavam como prática ritual.

Nesse sentido, ser incircunciso significava ser incrédulo ou rebelde diante dos princípios divinos. No Antigo Testamento, por exemplo, em várias passagens os próprios israelitas que eram fisicamente circuncidados, são classificados como incircuncisos por causa de sua desobediência e apego a uma vida de pecado.

Os homens circuncidados – ou seja, que tiveram o prepúcio cortado do pênis, deixando a glande a descoberto – são, em sua maioria, muçulmanos. No islamismo, a circuncisão é praticada como um ritual nos recém-nascidos, da mesma forma que no judaísmo.

A mutilação genital feminina (MGF) refere-se aos procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos femininos ou qualquer outra lesão nos órgãos genitais das mulheres sem justificação médica. Tradicionalmente a circuncisão é feita com uma lâmina e sem qualquer anestesia.

O que é circuncisão? A circuncisão, também conhecida como postectomia, é a cirurgia realizada para correção da fimose (incapacidade de redução do prepúcio, de modo a possibilitar a exposição da glande de uma forma completa).