Qual é o valor de uma cirurgia de fimose?

Perguntado por: avargas4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente não precisa de nenhum cuidado específico prévio.

Onde fazer a cirurgia de fimose? O médico responsável por fazer a cirurgia de fimose é o urologista ou, no caso de crianças, um cirurgião pediátrico. Assim, o paciente pode procurar o atendimento em clínicas particulares ou na rede pública de saúde.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Sintomas de fimose

  • Incapacidade de expor a glande.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Assaduras e cicatrizes nos genitais.
  • Inchaço.
  • Sangramento.
  • Secreções com mau cheiro.
  • Dificuldade ao urinar.

aumento do risco de infecção urinária; dor nas relações sexuais; maior propensão a ter uma DST, HPV ou câncer de pênis; maior risco de desenvolver uma parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande.

Fimose na fase adulta
Nesses casos, não existe a possibilidade da fimose se curar sozinha, então só é possível tratar através de intervenção cirúrgica. A cirurgia é um tanto simples e visa apenas remover o excesso de pele, de modo que o paciente consiga expor a glande sem nenhum problema.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

Em geral, a postectomia tem duração de 1h e não necessita de internação hospitalar. Durante o procedimento, o urologista pediátrico realiza um corte longitudinal no prepúcio para retirada de toda a pele que recobre a glande do pênis e finaliza com uma pequena sutura.

Cirurgia para tratamento de fimose (ou postectomia) é considerado um procedimento de pequeno porte. Por esse motivo não é necessário uma internação no hospital antes do procedimento. Seu médico recomendará um jejum mínimo de 8h antes da cirurgia.