Quem tem enfisema pulmonar O que não pode comer?

Perguntado por: emuniz8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Alimentos processados como os embutidos não são recomendados, pois possuem alto teor de sódio e nitrito que são prejudiciais a pessoas com DPOC. Além disso, são muito gordurosos. O álcool também pode diminuir a taxa de respiração e dificultar a tosse com muco.

O tabagismo é a sua causa número 1. Isso porque o cigarro é extremamente lesivo para os pulmões. Como a doença é causada pelo contato com fumaça, o cigarro vira o principal fator. Também temos que lembrar de outros fumos como narguilé, cachimbo, charuto.

O ideal é consumir pão integral. O consumo de alimentos com potássio, são benéficos à saúde do paciente, pode ser encontrado em alimentos como: batatas, salmão, suco de laranja.

Alimentos processados como batatas fritas são embalados com sal e gordura saturada, altamente nocivos para a saúde pulmonar. O álcool não é bom para os pulmões, principalmente a cerveja. O gás pode causar inchaço, aperto no peito e até ataques de asma.

Se o doente possui um diagnóstico de enfisema, deve ter cuidado com os seguintes aspetos:

  1. Deixar de fumar;
  2. Evitar inalação de substâncias irritantes;
  3. Praticar exercício físico regularmente;
  4. Evitar a exposição a ar frio;
  5. Prevenir infecções respiratórias (vacinação pneumocócica e gripal).

Ao parar de fumar quando as obstruções de fluxo de ar ainda são leves ou moderadas retarda-se o desenvolvimento da falta de ar incapacitante. Porém, parar de fumar em qualquer ponto da doença é benéfico. Pessoas com enfisema pulmonar também devem evitar exposição a outros poluentes no ar.

Sintomas. Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se agrava. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.

Maçã é um dos melhores alimentos para o pulmão
Resumidamente, a pesquisa comprovou que as propriedades da maçã podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação nos pulmões.

Consumir ovos é importante para esse grupo de pessoas, pois são fontes de proteína e ajudam na manutenção da massa muscular. A quantidade ideal de proteínas na dieta delas deve ser de 20% do total para restaurar a força muscular e melhorar a função pulmonar. Prefira sempre o ovo cozido e evite as preparações fritas.

A vitamina C pode ser eficaz para proteger contra o enfisema pulmonar, uma doença crônica provocada na maioria dos casos pelo consumo de tabaco, segundo um novo estudo publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America" (PNAS).

Laranja: como a maioria das frutas cítricas, sua importante contribuição em vitamina C favorece o sistema imunológico e esvazia os pulmões.

A vitamina D surgiu como um potencial terapêutico em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A deficiência de vitamina D é altamente prevalente em pacientes com DPOC e está relacionada à gravidade da doença.