Quem tem endometriose pode tomar anticoncepcional?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Uma vez que a paciente tenha sido diagnosticada com endometriose, a equipe médica vai avaliar a melhor maneira de aliviar os sintomas e conter o avanço das lesões. Para alguns casos, pode haver a indicação de tratamento da endometriose com anticoncepcionais.

Nestes casos, os anticoncepcionais desempenham um papel importante. Além de evitar a concepção, o medicamento pode promover uma significativa melhora dos sintomas da endometriose, com grande impacto na qualidade de vida da mulher. É preciso esclarecer que as lesões da endometriose não são curadas pelo anticoncepcional.

A opção de tratamento mais comum nesta categoria é a pílula anticoncepcional combinada de estrogênio/progesterona. Outras formas de tratamento combinatório de estrogênio/progesterona incluem o anel vaginal Nuvaring e o adesivo Ortho Evra.

Por quanto tempo deve-se tomar a pílula para endometriose
De modo geral, nesse caso, a pílula é prescrita para uso contínuo . Muitas vezes, inclusive, sem pausa entre as cartelas. Isso porque, dependendo do grau da doença, se houver uma interrupção, a paciente pode voltar a ter sintomas.

Várias pacientes me procuram alegando que, como têm endometriose, não vão engravidar. Umas até colocam isso de modo a se sentirem mais livres para namorar, sem se preocupar com contracepção. No entanto, essa afirmativa é falsa, pois muitas pacientes com endometriose engravidam, inclusive com facilidade.

Por que o anticoncepcional é indicado para endometriose
Seu efeito é deixá-las menos ativas, reduzindo a inflamação mensal e consequentemente os sintomas de dor. Ou seja, o uso do anticoncepcional é para controlas os sintomas dessa doença, principalmente os sintomas de dor.

É unânime entre os especialistas que os exercícios físicos, ao melhorarem o condicionamento e disposição corporal, ajudam no tratamento da endometriose. As atividades mais comuns são acupuntura e fisioterapia. Para saber qual é a mais adequada para você, procure seu médico.

Várias pacientes me procuram alegando que, como têm endometriose, não vão engravidar. Umas até colocam isso de modo a se sentirem mais livres para namorar, sem se preocupar com contracepção. No entanto, essa afirmativa é falsa, pois muitas pacientes com endometriose engravidam, inclusive com facilidade.

Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal
O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso.

6) A doença pode atingir mulheres desde a primeira até a última menstruação.

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial. A menstruação retrógrada, em que há sangue menstrual e tecido endometrial, que são expelidos através das trompas em direção aos ovários e na cavidade abdominal, pode ser uma das causas.

Alguns tratamentos medicamentosos e cirúrgicos podem indicar que sim, quem tem endometriose pode engravidar. Em até 50% dos quadros, com uma cirurgia de remoção da doença da cavidade do abdômen e dos aparelhos reprodutivos, quem tem endometriose pode engravidar de maneira natural.

Institui diretrizes básicas para melhoria da saúde das mulheres com endometriose, inclui a Endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independe de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, e dá outras providências.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.