Quem tem DPOC tem direito a se aposentar?
As doenças respiratórias, como a asma, a bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a fibrose pulmonar, podem ser consideradas como causa de incapacidade permanente para o trabalho e dar direito à aposentadoria por invalidez.
Quais os direitos de uma pessoa com DPOC
Portadores de Doença Obstrutiva Crônica (DPOC) têm direito ao BPC-LOAS? Sim, portadores de DPOC que atendem aos critérios de renda e incapacidade previstos em lei têm direito ao BPC-LOAS do INSS.
Quais são as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria
QUAIS DOENÇAS CRÔNICAS DÃO DIREITO A APOSENTADORIA?
- Insuficiência cardíaca;
- Doença arterial coronariana;
- Cardiopatia isquêmica;
- Arritmias graves;
- Doenças valvulares.
Como fica o pulmão de quem tem DPOC
Essas estruturas tubulares contam com alvéolos que se enchem de ar e depois se esvaziam durante a respiração. O DPOC faz com que os brônquios sofram um estreitamento, pois passam a acumular muco e perdem a elasticidade ou até chegam a destruir os alvéolos.
O que uma pessoa com DPOC não pode fazer
Alimentos processados como os embutidos não são recomendados, pois possuem alto teor de sódio e nitrito que são prejudiciais a pessoas com DPOC. Além disso, são muito gordurosos. O álcool também pode diminuir a taxa de respiração e dificultar a tosse com muco.
Como pedir aposentadoria por DPOC
Para requerer o benefício, é necessário agendar uma perícia médica no INSS e apresentar toda a documentação médica que comprove a incapacidade para o trabalho.
Porque a DPOC é considerada perigosa
A DPOC é considerada uma complicação grave e perigosa, porque prejudica a respiração, diminui o nível de oxigênio no sangue e envia substâncias inflamatórias do pulmão para o restante do corpo. Isso pode aumentar a chance de ter problemas no coração como infarto ou até mesmo um AVC.
O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença
Possuir a assinatura do profissional, conter o carimbo de identificação com o registro do Conselho de Classe; Conter o CID ou as informações sobre a doença; Previsão do tempo estimado de repouso devido ao problema de saúde.
Como se aposentar por doença crônica
Para solicitar o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez, é necessário seguir alguns procedimentos específicos. Primeiramente, é preciso agendar uma perícia médica junto ao INSS. Durante a perícia, o médico irá avaliar o estado de saúde do segurado e emitir um parecer sobre sua capacidade de trabalho.
Quando o DPOC é grave
DPOC leve = OURO 1 (maior ou igual a 80% FEV1) DPOC moderada = OURO 2 (50-80% FEV1) DPOC grave = OURO 3 (20-50% FEV1) DPOC muito grave = OURO 4 (menos de 30% FEV1)
Quem tem DPOC sente dores
Crise de DPOC
A cor do catarro muitas vezes muda para amarelo ou verde; às vezes, ocorrem febre e dores no corpo. A falta de ar pode estar presente quando a pessoa está em repouso e pode ser grave o suficiente para exigir a hospitalização.