Qual doença autoimune causa tontura?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A doença pode provocar uma gama de sintomas, como problemas de visão, tontura, dormência, dor e formigamento nos membros, problemas musculares, problemas intestinais e cognitivos.

O lúpus, a pior entre as doenças autoimunes, é de difícil controle.

Um sintoma muito presente em doenças autoimunes é a dor em articulações. De modo geral, a inflamação em articulações ocorre de modo gradual, atingindo ambos os lados do corpo. Esse sintoma está presente em doenças como a artrite reumatoide e espondilite anquilosante.

O FAN é um importante exame para a identificação de autoanticorpos. O chamado FAN, exame quantitativo de anticorpos produzidos por doenças autoimunes se desenvolveu, mas sua análise carece de cuidados.

As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

Genética – ter familiares com uma doença autoimune pode aumentar a probabilidade de desenvolver o problema. Fatores ambientais – existem fatores externos que causar alterações em células normais do corpo e desencadear uma resposta imunológica. Por exemplo, a luz do sol, radiação, alguns medicamentos ou vírus.

Uma doença autoimune ocorre por causa do mau funcionamento do sistema imunológico, em que o sistema ataca, por engano, tecidos saudáveis do próprio corpo. Geralmente são crônicas, não transmissíveis e podem ser controladas com tratamento¹.

(Tireoidite Autoimune)
A tireoidite de Hashimoto acontece quando anticorpos no organismo atacam as células da tireoide – uma reação autoimune. A maioria das pessoas acaba apresentando hipotireoidismo. Normalmente, a pessoa com hipotireoidismo se sente cansada e não tolera o frio.

Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.

O que é o exame FAN? Também conhecido como ANA (anticorpo antinuclear), o FAN é um teste solicitado pelo médico para pacientes com suspeita de alguma doença autoimune.

De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.

Podemos dizer que o resultado do exame FAN (ou ANA) é positivo quando, mesmo depois de 40 diluições ou mais, a fluorescência não desaparece por completo. Nesse caso, o resultado seria FAN reagente 1/40 (ou 1:40).