Qual exame de sangue para detectar artrite reumatoide?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Mais recentemente, surgiu um novo exame de laboratório para ajudar no diagnóstico da artrite reumatoide. Esse exame de sangue chama-se anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) e tem como vantagem o fato de ser mais específico que o fator reumatoide para o diagnóstico de artrite reumatoide.

1 a 10 mg/dL: Elevação moderada. Condições que costumam apresentar esses valores são doenças auto-imunes, como lúpus, além de bronquite, pancreatite e artrite reumatoide.

O exame de fator reumatoide é positivo quando seus valores estão acima de 1:80 ou igual ou maior que 80 UI/mL, o que pode ser sugestivo de artrite reumatoide.

Radiografias das articulações podem ajudar bastante no diagnóstico da artrite reumatoide. No início da doença, as radiografias podem ser normais ou mostrar apenas que a articulação está inchada.

Artrite Reumatoide: sintomas, sinais e tratamento

  1. Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações.
  2. Rigidez matinal, que pode durar horas.
  3. Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides)
  4. Fadiga, febre e perda de peso.

Crônica e progressiva, a doença se caracteriza pelo surgimento de cicatrizes no tecido dos pulmões, fazendo com que se tornem mais rígidos, o que dificulta a respiração e provoca sintomas como falta de ar e tosse seca. Nos casos mais graves pode ser necessário passar por um transplante de pulmão.

Valores de referência do exame de fator reumatoide
São eles: Normal ou não reagente: menor que 20 UI/mL; Fracamente reagente ou fracamente positivo: entre 21 e 79 UI/mL; Reagente ou positivo: igual ou maior que 80 UI/mL.

Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.

Sintomas da Artrite Reumatoide
Os principais sintomas são dores e inchaço nas juntas, rigidez nas articulações, dificuldade de movimentação dos dedos ou dos membros, redução do apetite e perda de peso, febre baixa e fadiga.

Abatacepte, infliximabe, rituximabe e tocilizumabe são apre- sentados como solução injetável para infusão intravenosa14. Suas indicações e regime terapêutico são apresentadas no Quadro 2. Quadro 2 Indicações e regime terapêutico dos medicamentos biológicos registrados no Brasil para tratamento da Artrite Reumatoide.

São atividades como natação, andar de bicicleta e caminhadas. Alongamentos: são exercícios mais leves, mas que se praticados sempre, serão capazes de promover a melhora da qualidade muscular, além de reduzir as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia e podem ser feitos em casa.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.