Quem tem doença autoimune pode comer ovo?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O consumo do ovo é extremamente importante, pois ele é rico em vitamina D e cálcio, essenciais no fortalecimento dos ossos e das células de defesa do corpo.

Vitamina D fortalece o sistema imunológico
Ela está muito presente em alimentos como o atum, o salmão, o ovo, o bife de fígado e o cogumelo do tipo shitake. Segundo a Dra. Teresa, todos esses alimentos devem ser inseridos com prioridade na dieta de um paciente de doença autoimune.

Glúten: um vilão para as doenças autoimunes
Quando alimentos como centeio, trigo, cevada ou aveia são retirados da alimentação, os resultados para a evolução do tratamento são extremamente rápidos.

Importante ressaltar que algumas doenças autoimunes podem ser desenvolvidas por conta de maus hábitos, que prejudicam a qualidade de vida. Sendo assim, os fatores de risco também incluem o abuso de álcool, drogas, cigarro, sedentarismo e alto consumo de alimentos industrializados.

Alimentos ricos em ômega 3, castanhas e sementes são grandes aliados na dieta anti-inflamatória, assim como frutas cítricas e vermelhas, legumes, iogurtes naturais e outros probióticos, óleo de coco, azeite de oliva e abacate.

Evite tomar leite e consumir demais produtos lácteos.

O tratamento da doença autoimune varia bastante, e o objetivo é a remissão dos sintomas. Geralmente, envolve o uso de drogas imunossupressoras, ou seja, medicamentos que inibem a ação do sistema imunológico.

A seguir, você confere uma lista de alimentos inflamatórios e também conhece aqueles que combatem o problema.

  • Carne vermelha. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Proteção contra doenças autoimunes
Ao aumentar a atividade das células natural killer, o café também pode prevenir sua degeneração, protegendo assim os consumidores de café contra várias doenças autoimunes.

Pessoas com doenças autoimunes geralmente podem consumir chocolate, desde que não tenham uma intolerância ou alergia a algum ingrediente presente nele. No entanto, é importante lembrar que o chocolate contém açúcares e gorduras adicionadas, por isso deve ser consumido com moderação como parte de uma dieta equilibrada.

Não, a doença autoimune não tem cura, mas, costuma ser altamente controlável e pode entrar em remissão e não reativar. Ou seja, é possível que, com o tratamento, a patologia deixe de ficar ativa, não dê mais sinais e também não reapareça no futuro.

Reduza o consumo de alimentos considerados pró inflamatórios, como carne vermelha e laticínios, e utilize mais vegetais, legumes e grãos, considerados anti inflamatórios.

Laranja, limão, maçã ou abacaxi, em conjunto com couve, espinafre, agrião ou rúcula, funcionam como um verdadeiro “shot” nutritivo e contribuem para a melhora da saúde física e mental.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

- Tenha uma dieta saudável visando a melhora dos prognósticos e a regressão dos sintomas associados às doenças autoimunes. - Tome água. A água ajuda a aliviar a sensação de boca seca além de ajudar na retenção de líquidos que são efeitos secundários de alguns medicamentos indicados para doenças autoimunes.