O que fazer para diminuir a tosse da DPOC?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Um dos tipos de remédio mais utilizado nesta terapia são os broncodilatadores, que relaxam os músculos das vias aéreas, facilitam a passagem de ar pelo pulmão e, com isso, melhoram sintomas como tosse e falta de ar.

Em pessoas com DPOC, uma leve tosse com expectoração de catarro transparente se desenvolve quando a pessoa chega aos 40 ou 50 anos. A tosse e a expectoração de catarro são geralmente piores logo quando a pessoa levanta da cama pela manhã. A tosse e a expectoração de catarro podem persistir durante todo o dia.

O roflumilaste (Daxas) é um medicamento dado por via oral, que tem uma atividade anti-inflamatória, além de um pequeno efeito broncodilatador. Não é um corticoide. É indicado em casos de DPOC grave, com produção crônica de escarro (bronquite crônica), com exacerbações frequentes, apesar do uso de outros medicamentos.

Realizar atividades simples do dia a dia pode ser difícil para um paciente com DPOC, que logo se sente cansado e com falta de ar. É importante ficar em repouso antes de fazer uma tarefa e procurar não gastar muita energia. Para isso, você pode optar por tomar banho, se secar, se vestir e escovar dentes sentado.

Pacientes com sintomas leves, são recomendados broncodilatadores de curta ação, especificamente o salbutamol e o fenoterol. Para pacientes com doença moderada ou grave, recomenda-se o uso de broncodilatador de longa ação, como o salmeterol e o formoterol.

Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.

Alimentos fritos ou gordurosos podem causar gases e indigestão. Alimentos altamente condimentados também podem causar desconforto e afetar sua respiração. Evite esses alimentos quando possível. Pessoas com DPOC devem tentar beber muitos líquidos ao longo do dia.

Quais as contraindicações do Vick Vaporub? Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use este medicamento com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma.

DPOC leve = OURO 1 (maior ou igual a 80% FEV1) DPOC moderada = OURO 2 (50-80% FEV1) DPOC grave = OURO 3 (20-50% FEV1) DPOC muito grave = OURO 4 (menos de 30% FEV1)

Expectorantes: salina hipertônica ajuda a limpar o escarro, deve ser usada de acordo com a indicação clínica. Melhora o fluxo aéreo e função pulmonar em pacientes com fibrose cística, porém pode piorar dispneia em pacientes com DPOC.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

- Está indicado nas seguintes situações: 1. Presença dos 3 sintomas cardinais; 2. Presença de 2 sintomas cardinais, 1 deles sendo escarro purulento; 3. Necessidade de ventilação mecânica.

Entre as diferentes modalidades terapêuticas para DPOC, os únicos dois fatores que melhoram a sobrevida são o abandono do hábito de fumar e a suplementação de oxigênio.

Fluir 12mcg, caixa com 60 cápsulas de pó para inalação, refil.