Quem tem diabetes pode comer jiló?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

7. Ajuda a combater o diabetes. Por ter boas quantidades de fibra e ser pobre em carboidratos, o jiló ajuda a controlar a absorção de glicose, evitando os picos e quedas súbitas do açúcar no sangue.

3. Prevenir a diabetes. O jiló tem boas quantidades de fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose sanguínea e ajudando, por isso, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

30

Jiló - índice glicêmico: 30 (Baixo)

Alguns dos benefícios do jiló para a saúde incluem o controle da glicemia, do colesterol, da pressão arterial, o combate à prisão de ventre e o auxílio ao sistema imune.

Benefícios do jiló: vitamina C, mais que combate à gripe
A vitamina C também faz parte dos benefícios do jiló para o organismo, ajudando a combater as gripes e os resfriados – mas esse nutriente vai muito além disso. Os alimentos são a única forma de obter a vitamina C, já que o corpo não a produz naturalmente.

Ajuda a combater o diabetes
Por ter boas quantidades de fibra e ser pobre em carboidratos, o jiló ajuda a controlar a absorção de glicose, evitando os picos e quedas súbitas do açúcar no sangue.

Os alimentos que devem ser evitados na dieta para diabetes são aqueles ricos em açúcar ou carboidratos simples, como:

  1. Sucos de frutas. A médica afirma que pode ser fácil exagerar nas quantidades quando se trata de sucos de frutas. ...
  2. Carnes processadas. ...
  3. Alimentos ricos em carboidratos. ...
  4. Bebidas adoçadas. ...
  5. Bolos.

Banana

Banana: essa é fruta com maior índice glicêmico que existe. A dica é não consumir em excesso e, de preferência, fazê-lo acompanhado por uma porção de fibras. A banana é um ótimo alimento pré-treino e uma das melhores alternativas para reposição de energia.

Contribui no controle de diabetes: além de conter fibras, o quiabo possui baixo índice glicêmico, ou seja, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue que sobrecarregam o pâncreas, podendo ser consumido moderadamente por diabéticos.

Cereja – campeã entre as frutas com baixo índice glicêmico: 20. As cerejas são ricas em potássio e contêm antioxidantes, o que dá um impulso ao sistema imunológico.

Isso significa que ao incluir o jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento. No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana.

Além disso, o jiló possui flavonoides que ajudam no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim, é um poderoso aliado no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar, também é bom para diarreia e anemia e pode ser usado externamente em casos de queimaduras e dermatites.

O chá de jiló, além de influenciar na queima de gordura e na perda de peso, também auxilia a combater o colesterol ruim, proteger o coração, minimizar distúrbios no fígado e dispepsia biliar e a dar sensação de saciedade.

O jiló ainda apresenta substâncias que auxiliam na redução dos níveis de colesterol e é considerado um grande aliado no tratamento de problemas no fígado, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

A água com jiló pode ajudar a emagrecer sim, mas não tanto por conta da hortaliça em si, e sim por conta da própria água, que hidrata e contribui para o bom funcionamento do organismo.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.