Quem tem diabetes pode comer canjica de milho?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o portador de Diabetes, muito mais. Mas é possível desfrutar de delícias, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a glicemia sob controle. Não há restrição, mas moderação é o segredo.

– A resposta é que moderadamente, e dentro de uma refeição balanceada, não há problema em quem tem diabetes comer o fubá de milho.

Canjica auxilia a boa digestão por ter fibras Além disso, a presença da fibra também traz vantagens para os diabéticos por contribuir para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Principal ingrediente da Canjica: milho e seus benefícios
Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade, auxiliar no emagrecimento e ajudar na redução do colesterol. É um alimento rico em carotenoides, que aumenta a proteção do organismo e fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food revelou que o consumo de alimentos integrais ricos em fibras, como o milho, pode ser benéfico na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2. Os autores destacam que as fibras podem melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Assim como o sorvete, um picolé de frutas sem açúcar pode ser uma opção de sobremesa. As nutricionistas recomendam que a pessoa com diabetes opte por frutas de menor índice glicêmico, como morango, cereja e kiwi.

Milho contém fibras em abundância
Rico em fibras, ele favorece a formação das fezes e facilita o descongestionamento dos resíduos. De quebra, diminui o colesterol no corpo e reduz os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Os substitutos do arroz e do macarrão podem ser usados em diversas preparações, como sopas, saladas, sucos e vitaminas, por exemplo.

  1. Quinoa. ...
  2. Amaranto. ...
  3. Espaguete de abobrinha. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Trigo sarraceno. ...
  6. Bulgur. ...
  7. Cuscuz.

Portanto, o cuscuz pode sim ser consumido por quem tem diabetes. Mas além de prestar atenção nas combinações e forma de preparo, é preciso comer com moderação. Não é legal colocar o alimento diariamente nas refeições, por mais tentador que pareça.

Alimentos como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico também não podem faltar na dieta. Eles também ajudam a evitar as oscilações nos níveis de glicose no sangue, além de serem fontes de fibras solúveis, antioxidantes, vitaminas e proteínas. O feijão preto ainda colabora para a redução do colesterol e dos triglicérides.

A canjica é um alimento que aumenta a saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo. Além disso, uma xícara de canjica pura tem cerca de 170 calorias, menos que o arroz, que tem 200.

“Um prato com uma porção média de 270 gramas equivale ao consumo de 391 calorias. O ideal é comer uma vez ao dia. Pode ser pela manhã no café ou à noite”, recomenda. Lavar o milho para a canjica e deixá-lo de molho durante duas horas.

5. Qual o melhor milho para fazer Canjica? É mais comum se utilizar o milho amarelo para fazermos a Canjica, porém nada impede que você prepare-a com o milho branco, a única diferença estará no nome do prato (Mungunzá, como é conhecido no Nordeste brasileiro).

A farinha de amêndoas, por exemplo, é uma rica fonte de energia, proteínas, vitaminas e nutrientes. Perfeita para substituir a farinha branca, criar bolos, doces e as mais variadas receitas. Ainda auxilia a baixar os níveis glicêmicos no sangue e é indicada para quem tem diabetes do tipo 2 por conter magnésio.

Pessoas com diabetes têm mais facilidade em desenvolver complicações nos vasos sanguíneos, e frituras são alimentos que trazem riscos para essa região do corpo. Comidas muito gordurosas e com muita fritura aumentam as chances de entupimento nos vasos sanguíneos, um risco que acaba aumentando para diabéticos.