Como é chamado o aipim no Brasil?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os sinônimos mais comuns para a mandioca, são: aipim, macaxeira, uaipi, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga.

O nome científico é Manihot Esculenta Crantz. Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre

Esse é nome científico dado à mandioca, macaxeira, aipim, maniva… e esses são só alguns exemplos dos variados nomes que ela tem dependendo da região do Brasil.

O uso da palavra “macaxeira” é mais comum no Nordeste, enquanto o termo “aipim” é mais utilizado pelo Sudeste, e “mandioca” é usado com mais frequência no Sul, de acordo com a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação, da TV Globo, e é colunista da rádio CBN Recife.

A mandioca recebe um nome em cada região brasileira. É por isso que você encontra por aí a macaxeira e o aipim, mas todos se referem ao mesmo alimento. Essa diversidade não está só no nome, mas também na identidade cultural que ela carrega e na sua utilidade culinária.

“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.

Outros nomes da mandioca
E por isso, o tubérculo segue as regionalidades e tem apelidos diferentes em cada lugar. Os sinônimos mais comuns para a mandioca, são: aipim, macaxeira, uaipi, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

canto do Brasil a conhece por um nome: no Nordeste é mais conhecida como macaxeira, no Sudeste como. aipim e em outras regiões mandioca.

A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.

A mandioca, conhecida como macaxeira no Ceará, é classificada pela quantidade de ácido cianídrico que possui, podendo ser doce ou brava.

No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.

São tantas expressões diferentes que alguns objetos, por exemplo, têm um nome diferente em cada lugar: em São Paulo, é lombada; em Londrina, é quebra-molas. Salsicha no Paraná, por exemplo, é popularmente chamada de vina.

A batalha dos carboidratos
Todos são fonte de carboidratos e, o aipim tem quase 3 vezes mais calorias que a batata inglesa. Porém o aipim tem maior quantidade de vitaminas A,B1,B2 e C.

A mandioca pode ser consumida cozida, como acompanhamento de outros alimentos, como ovos, carnes e saladas, no café da manhã, lanches, almoço ou jantar. Além disso, o aipim também pode ser usado para preparação de bolos, purês, sopas, caldos, ou ainda assado, como chips.

A diferença entre mandioca e mandioquinha é na porcentagem de água que cada uma possui. Enquanto a mandioca é uma raiz com 68,2% de água, a mandioquinha - que também é uma raiz -, tem cerca de 76,7 % de água. Há certa diferença também em alguns valores nutricionais, como calorias, carboidratos e proteína.