Quem tem depressão tem medo?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

As crises de medo e preocupação excessiva podem fazer parte do dia a dia de uma pessoa depressiva.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

desinteresse, falta de motivação e apatia; falta de vontade e indecisão; sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio; pessimismo, idéias freqüentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

Um novo estudo científico parece indicar que a associação entre a depressão e a cor cinza é mais do que uma simples metáfora.

A depressão pode ter manifestações psicóticas e, não é necessário ter medo sobre o assunto, mas sim, conhecê-lo. Afinal, se trata de uma condição clínica e não algo a temer. Existem diversos tipos de depressão, e a psicótica é um deles. Conforme estudos, a depressão psicótica já afeta 15% dos casos depressivos.

Depressão psicótica, o quadro mais grave da depressão
Um paciente diagnosticado com esse tipo de depressão pode ouvir, ver, sentir odores e até sentir toques em seu corpo que não existem. Como já foi dito anteriormente, ela pode ser muito rara mas qualquer pessoa pode ser acometida por esse quadro psicótico depressivo.

Perdas. Todos nós temos de lidar com perdas em algum momento da vida, uma vez que somos seres humanos e sentimos emoções e ligações com coisas e pessoas.

Quem não enfrenta uma depressão necessita de afeto e quem lida diretamente com esse problema, precisa ainda mais. Portanto, procure estar disponível através de atitudes e palavras. Ofereça compreensão em forma de colo e abraço e permita que o outro sinta em você a segurança do afeto.

Pacientes acometidos por esta vertente da depressão conseguem demonstrar felicidade em situações cotidianas. — O sujeito com depressão atípica vivencia situações positivas com maior intensidade que outras, mas retorna com a mesma potência ao humor deprimido — diz o psicólogo Ramon Terra.

Entre os sintomas da depressão estão a falta de energia, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, sentimentos de vazio e desesperança, entre outras sensações que geram um grande desconforto. A tristeza é um estado de humor transitório, que aparece devido a alguma situação difícil ou dolorosa.