Quais são as consequências do medo?

Perguntado por: ejesus2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Essa situação pode ainda causar sintomas físicos, como falta de sono, taquicardia, dor de cabeça, aumento da pressão arterial e alergias na pele, que, com o tempo, podem virar doenças como hipertensão e diabetes.

O medo, enquanto emoção natural do ser humano, produz uma defesa fisiológica, automática e involuntária. O medo atua em nossos reflexos naturais, desencadeando respostas no corpo que buscam nos proteger de um perigo imediato, exercendo uma função protetiva.

Medo: Luta mais com o medo da rejeição ou de confiar em outras pessoas. Pontos negativos: Pode parecer ser destemido ou despreocupado quanto a o que os outros pensam; às vezes, se esforça para fazer parte de uma equipe e pode buscar um comportamento arriscado ou autodestrutivo.

O medo, enquanto emoção, tem o poder de revelar informações que estão no subterrâneo da mente. E quando você tem a coragem de enfrentar e trazer luz para este ponto de sombra, você é capaz de aproveitar uma grande oportunidade de se conhecer, curar e se resignificar. Afinal, quem se alimenta do medo é o ego.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Saiba quais são os cinco maiores medos do ser humano

  • Sociofobia.
  • Relacionamento.
  • Morte.
  • Envelhecimento.
  • Transfobia ou LGBTfobia.
  • Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. ...
  • O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Como vencer o medo?

  1. Entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. ...
  2. Não evite o medo. ...
  3. Converse sobre o seu medo com amigos. ...
  4. Faça terapia.

O medo explicado através do mecanismo de funcionamento neurológico é basicamente assim: ao enfrentar uma situação que amedronta, o HIPOTÁLAMO é ativado, e por sua vez ativa a glândula pituitária – que desencadeia a liberação de ADRENALINA, NORADRENALINA e CORTISOL.

Os sinais que são emitidos pela amígdala chegam ao hipotálamo, onde é liberado o cortisol, o hormônio do estresse. Uma vez liberado, começamos a sentir todos os sintomas do medo, como aumento de frequência cardíaca, dilatação das pupilas, aceleração da respiração, etc.

O que é medo segundo a psicologia
Podemos entender o medo como sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou um objeto. Medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente do outro.