Quem tem depressão pode trabalhar?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Existem casos de depressão mais leves que não afetam a capacidade da pessoa de trabalhar, enquanto outros casos mais graves podem tornar a pessoa completamente incapacitada para o trabalho.

As doenças psiquiátricas podem ocasionar incapacidade para o trabalho. Ou seja, impossibilitar o trabalhador ou a trabalhadora de continuar exercendo suas atividades laborais de uma maneira considerada normal.

Na presença de alucinações (percepções irreais da audição e visão, como por exemplo ouvir vozes e ter visões) e ideias delirantes (comumente de culpa, ruína ou niilista) a depressão é chamada psicótica. Os sintomas causam significante diminuição do funcionamento social e ocupacional.

Cabe, ao trabalhador com depressão decorrente de sua função, receber auxílio-doença, auxílio-acidente ou, nos casos mais graves, aposentadoria por invalidez. O benefício dependerá da gravidade da situação e do tempo estimado de recuperação.

O tempo de afastamento do trabalhador com depressão depende da sua situação de saúde e da sua incapacidade. Se o seu médico te informar que você deve ficar menos de 15 dias afastado, não é preciso acionar o INSS, cabe ao seu empregador arcar com esses dias.

Psicólogos estão entre os profissionais ideais para lidar com pessoas que sofrem com depressão e outras doenças de cunho emocional. Para atuar na área e ajudar a recuperar o bem-estar de crianças, adolescentes e adultos em geral, estude Psicologia. Para isso não é preciso gastar muito.

Nos casos em que a depressão tiver origem e comprovação por causa do trabalho, a depressão é considerada como acidente de trabalho e o segurado pode ter acesso a: Auxílio-doença acidentário; ou. Aposentadoria por invalidez acidentária.

Quem toma remédio controlado tem direito à aposentadoria por depressão? Não é o remédio controlado que lhe garante o benefício, e nem a doença. É a incapacidade para o trabalho. Se o remédio lhe deixar incapaz para trabalhar: sim.

Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.

Como acontece o afastamento por doença mental? O afastamento do trabalho por questões psicológicas pode ser explicado pela presença de ambientes com pouco apoio social, às excessivas demandas e cobranças, recompensas inadequadas e comprometimento excessivo dos trabalhadores.

Como Comprovar a Depressão? A comprovação é feita por meio de laudos e exames médicos que o segurado apresenta no dia da perícia. Por isso, esses documentos são de vital importância.

O cálculo do auxílio-doença para quem tem depressão
Deste valor você dividirá pelo número de meses, chegando em uma média. Após chegar na média dos salários de contribuição, será aplicado o coeficiente de 91%. Exemplo: A média ficou em R$ 3.000,00, após a aplicação de 91% o benefício será de R$ 2.730,00.

Você pode se afastar pelo INSS enquanto estiver sem condições de trabalhar. Para ter esse direito, você precisa estar sem condições de trabalhar por mais de 15 dias. Isso deve ser comprovado através de um atestado médico. Além disso, você precisará passar por uma perícia com um médico do INSS.

Como Comprovar a Depressão?

  1. laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento;
  2. atestado do psicólogo (se estiver passado por um);
  3. guias de todos os medicamentos que está tomando.

A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.