Quem tem colesterol alto pode comer doces?

Perguntado por: emaia3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Evite o excesso de gordura de origem animal e carboidratos de alta carga glicêmica como doces, pães, bolos, massas, sucos de caixinha, refrigerantes, já que estes contribuem para o aumento de triglicérides e VLDL.

"Os doces com frutas em calda, gelatina e geléias, além dos picolés de fruta, são os mais recomendados. No entanto, é preciso tomar cuidado com as calorias e com o açúcar, que pode contribuir para o aumento do triglicérides, como já mencionado", diz Bruna.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Deve-se evitar: croissants, pães nos quais ovos, gordura ou manteiga sejam os ingredientes principais, biscoitos com alto teor de gordura, bolos, muffins contendo leite integral, gemas de ovos ou óleos saturados.

Pessoas que comem e bebem grandes quantidades de açúcar possuem níveis mais baixos de colesterol bom e níveis mais altos de triglicérides prejudiciais do que as pessoas que adotam dietas pobres nesse tipo de adoçante, afirma um novo estudo.

A endocrinologista Fernanda Magalhães explica, os doces de frutas são mais saudáveis porque não têm colesterol, já que não usam cremes de leite.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

chá de hibisco

Chá-preto, chá-verde, chá de alcachofra e chá de hibisco são as melhores opções para baixar o colesterol alto. Isso porque, eles contêm em sua composição, propriedades essenciais para a saúde e bem-estar.

Gordura da carne vermelha aumenta níveis de colesterol ruim
“Ela tem mais colesterol e gordura saturada quando comparada às carnes brancas, como peixes e aves”, explica a profissional. Segundo a especialista, não é errado comê-la em quantidades adequadas.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

O açúcar de coco e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol são algumas alternativas naturais que podem ser substituídas para contribuir com a perda de peso e melhorar a saúde, além de prevenir e controlar doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.