Qual é a função da água boricada?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

A Água Boricada 3% Needs pode ser utilizada para diversas finalidades entre irritações da pele e dos olhos, inflamações e outros casos específicos: Infecção do canal auditivo externo. Inflamação dos olhos. Irritação da pele.

Para que serve a água boricada: – A água boricada pode servir para: Conjuntivite; Infecções no ouvido externo; Irritação dos olhos, devido à alergia, por exemplo; Terçol; Queimaduras leves; Furúnculos; Irritação na pele.

Apesar de ser algo popularmente recomendado, o uso dessa substância não é indicado. A água boricada pode causar lesões na pele da pálpebra, causando ardência e desidratação ocular. Nunca utilize medicações ou soluções sem a indicação do oftalmologista. Em caso de desconforto ocular, procure atendimento médico.

Antisséptico, bacteriostático e fungistático. O Ácido Bórico é uma substância antisséptica e adstringente, que age como desinfetante em situações de infecções por bactérias ou fungos.

Lave os olhos com água
Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação. Outra forma de você lavar seus olhos é durante o banho, no chuveiro.

A água boricada não deve ser usada nos olhos, pois contém ácido bórico em sua composição, o que pode causar alergias e ser um agravante da inflamação. O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados.

Ao contrário do que se acredita, água boricada não deve ser usada. Ela pode aliviar os sintomas da conjuntivite, mas sua composição pode provocar reação alérgica intensa. As compressas devem ser feitas com água natural ou mineral. A água deve estar fria porque o frio ajuda a desinflamar, a desinchar os olhos.

A água boricada não é recomendada para a lavagem dos olhos. Embora seja um antisséptico utilizado em algumas situações, não é estéril o suficiente para uso oftalmológico e pode causar irritações adicionais. O soro fisiológico, por outro lado, é uma opção segura e eficaz para a lavagem dos olhos.

Para reduzir o inchaço induzido pela alergia, tente colírios ou enxague com solução salina para lavar os alérgenos dos olhos. Para a pele irritada, as pomadas lubrificantes não apenas atuam como uma barreira entre a pele e os alérgenos, mas também podem acalmar e aliviar a vermelhidão.

Recomenda-se que a higiene dos olhos seja feita preferencialmente duas vezes por dia, durante a manhã e a noite, junto com a limpeza do rosto. A limpeza ao redor dos olhos, pálpebras e cílios pode ser feita com sabonete ou adstringente neutro, auxiliada por algodão ou gaze e depois enxaguar com água fria.