Qual é a diferença entre água boricada e soro fisiológico?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A água boricada não deve ser usada nos olhos, pois contém ácido bórico em sua composição, o que pode causar alergias e ser um agravante da inflamação. O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados.

A água boricada não é recomendada para a lavagem dos olhos. Embora seja um antisséptico utilizado em algumas situações, não é estéril o suficiente para uso oftalmológico e pode causar irritações adicionais. O soro fisiológico, por outro lado, é uma opção segura e eficaz para a lavagem dos olhos.

A Água Boricada 3% Needs pode ser utilizada para diversas finalidades entre irritações da pele e dos olhos, inflamações e outros casos específicos: Infecção do canal auditivo externo. Inflamação dos olhos. Irritação da pele.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Apesar de ser algo popularmente recomendado, o uso dessa substância não é indicado. A água boricada pode causar lesões na pele da pálpebra, causando ardência e desidratação ocular. Nunca utilize medicações ou soluções sem a indicação do oftalmologista. Em caso de desconforto ocular, procure atendimento médico.

O que pode substituir a água boricada? Torneira. duas colheres de sal duas colheres de chá de sal sa o normal de cozinhar e basta adicionar as duas colheres linhas de chá de sal no copo de.

soro fisiológico

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações.

Lave os olhos com água
Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação. Outra forma de você lavar seus olhos é durante o banho, no chuveiro.

Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização.

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico.

A água boricada não é feita para uso nos olhos.
A absorção do ácido é mais eficaz por meio de ferimentos. Entretanto, esse contato, assim como a ingestão oral, pode causar intoxicação. A exposição à poeira do ácido bórico costuma provocar irritação ocular.

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Soro fisiológico
Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

A Água Boricada 3% Needs pode ser utilizada para diversas finalidades entre irritações da pele e dos olhos, inflamações e outros casos específicos: Infecção do canal auditivo externo. Inflamação dos olhos. Irritação da pele.

Ao contrário do que se acredita, água boricada não deve ser usada. Ela pode aliviar os sintomas da conjuntivite, mas sua composição pode provocar reação alérgica intensa. As compressas devem ser feitas com água natural ou mineral. A água deve estar fria porque o frio ajuda a desinflamar, a desinchar os olhos.