Pode lavar o cabelo com crise de sinusite?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ao contrário da crença popular, lavar o cabelo não causa gripe e nem piora os sintomas do quadro dessa doença viral. Tomar um banho frio, por exemplo, pode causar desconforto na pessoa, mas não provocar a doença.

Quem tem problemas de alergias como rinite e sinusite também deve evitar dormir com os cabelos molhados pois isso pode ser o pontapé inicial para o início de uma crise, ou a piora dela.

Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face; Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.

Lavar o nariz com soro fisiológico duaz vezes ao dia é indispensável para quem sofre de sinusite, afirma a médica alergista Lelia Mara Josuá. Com o auxílio de uma seringa ou higienizador nasal, faça com que o soro entre por uma narina e saia pela outra.

Da mesma forma que a lavagem nasal, um tratamento de sinusite eficaz é a inalação. Ela pode ser feita com aparelhos próprios, mas também com o vapor da água do banho — o que vai ajudar a dissolver as secreções e amenizar os sintomas.

Sim. Pegar friagem pode nos deixar doentes, mas não tem associação com gripe, resfriado ou outros problemas respiratórios.

A sinusite aguda é geralmente uma condição de curto prazo que não é muito grave. Para muitas pessoas, pouco ou nenhum tratamento é necessário. A maioria das pessoas melhora sozinha após sete a dez dias.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

A lavagem nasal com soro fisiológico ou com solução salina, por exemplo, são soluções recomendadas para todas as pessoas com sinusite.

Use um umidificador para ajudar a aliviar a congestão nasal. Aplique compressas quentes na testa e nas bochechas para aliviar a dor e a inflamação. Mudanças de estilo de vida: Mantenha uma boa hidratação bebendo muita água e evitando bebidas que possam desidratar o corpo, como café e refrigerantes.