Para que serve prednisona para sinusite?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.

A dosagem da prednisona é feita individualmente, com base na doença específica, bem como gravidade e resposta ao medicamento. A dose inicial para adultos pode variar de 5 mg a 60 mg diários. Já a dose pediátrica pode variar, inicialmente, de 4 mg a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.

Além do efeito anti-inflamatório, a prednisona proporciona efeito antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Podemos recomendar que todo paciente que venha em consulta com crise de asma (exacerbação) receba corticóide oral (exemplo: prednisona 40 mg via oral (VO) se adulto, prednisolona 1 a 2 mg/kg VO se criança ou equivalentes em dose única diária, com redução gradual ou em dose fixa, por 3 a 10 dias).

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

Corticoides intranasais

  • acetonido de triancinolona;
  • budesonida;
  • dipropionato de beclometasona;
  • ciclesonida;
  • propionato de fluticasona;
  • furoato de mometasona;
  • furoato de fluticasona.

Evite beber álcool e cafeína antes de dormir. Ambos podem deixá-lo desidratado, o que pode agravar os sintomas da sinusite. Faça o que puder para se manter hidratado. A hidratação naõ somente o ajudará a se sentir melhor, mas também pode ajudar a aliviar algumas dores nos seios da face.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.

A sinusite aguda é uma inflamação dos seios paranasais, que geralmente dura de 7 a 10 dias, com sintomas como dor de cabeça, congestão nasal, coriza, febre e dor nos seios da face.

O antibiótico de primeira linha é amoxicilina/clavulanato, com doxiciclina ou fluoroquinolonas respiratórias como alternativas.

Outros sinais e sintomas possíveis são:

  • cansaço; – dor de cabeça; – tosse; – halitose (mau hálito); – sensação de pressão nos ouvidos;
  • perda de paladar e olfato; e – sensação de mal estar.

Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite viral, mas geralmente duram mais tempo e são mais graves.