Qual conjuntivite é mais forte?

Perguntado por: azagalo2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Essa forma da doença também não é contagiosa, entretanto, caso não receba o devido tratamento, pode causar consequências graves a visão. Dentre todas as manifestações, esse é o tipo mais perigoso.

Conjuntivite bacteriana: É um tipo de conjuntivite bem menos comum do que a viral. Existem apenas cinco tipos de bactérias que podem infectar nossos olhos. Sua transmissão se dá através do contato direto com pessoas infectadas.

A conjuntivite tóxica ocorre quando os olhos entram em contato direto com algum produto químico, como produtos de limpeza, xampus, venenos agrícolas ou inseticida. Esse tipo também é bastante raro, porém, muito perigoso. Quando não tratado da forma correta, ele pode trazer complicações para a visão.

secreção purulenta (conjuntivite bacteriana); – secreção esbranquiçada (conjuntivite viral); – coceira; – fotofobia (dor ao olhar para a luz);

A conjuntivite pode ser classificada em três tipos:

  • Conjuntivite infecciosa.
  • Conjuntivite Alérgica.
  • Conjuntivite tóxica.

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Conjuntivite viral: causada por vírus (adenovírus ou herpes), esse tipo de conjuntivite é altamente contagioso.

Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular. É possível que você precise de colírios que contenham anti inflamatórios ou anti histamínicos para reduzir a irritação e o inchaço, às vezes por uma ou duas semanas.

A conjuntivite viral costuma ser só num olho, enquanto a bacteriana ataca os dois olhos. Você pode tratar a conjuntivite bacteriana com antibióticos. A forma viral geralmente resolve-se por si. Mas você já sabe, se não houver melhora após cinco dias, vá ao médico.

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

Conjuntivite bacteriana
Essa forma da doença é menos comum do que a viral, no entanto, é mais perigosa e atinge mais crianças que adultos. A transmissão dela ocorre por meio do contato pessoal com a bactéria (passa de uma pessoa para outra).

Inicia-se com edema + Secreção purulenta + sensação de areia e muita vermelhidão nos olhos.

A conjuntivite viral é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste. Ao contrário do que muita gente pensa, a conjuntivite não costuma ser transmitida pelo ar. Ao ver uma pessoa com conjuntivite, você não precisa sair correndo para longe dela.

As conjuntivites virais são, na maior parte das vezes, autolimitantes. Isso ocorre por conta do ciclo de vida do vírus, e o tratamento feito é apenas de suporte para a atenuação dos sintomas. Já no caso da bacteriana, é necessário o uso de antibióticos para exterminar os agentes causadores.

Qual é a duração do atestado médico para conjuntivite? R: A duração do atestado médico para conjuntivite varia conforme a gravidade da condição e o tipo de conjuntivite. Geralmente, o período de afastamento pode variar de 2 a 7 dias.

Existem três tipos mais comuns de conjuntivite, são eles: a conjuntivite bacteriana, viral e alérgica. A bacteriana é a mais recorrente, tendo sua transmissão realizada através do contato direto com superfícies contaminadas e os sintomas mais característicos são secreção amarelada e inchaço das pálpebras.