Qual o melhor antibiótico para conjuntivite?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Nas conjuntivites bacterianas agudas utiliza-se antibiótico tópico, na frequência de 2/2 horas, diminuindo progressivamente por um período de 7 dias. Os antibióticos mais frequentemente utilizados são as quinolonas (ciprofloxacino 0,3%, ofloxacino), tobramicina 0,3%, cloranfenicol ou gentamicina 0,3%.

secreção purulenta (conjuntivite bacteriana); – secreção esbranquiçada (conjuntivite viral); – coceira; – fotofobia (dor ao olhar para a luz);

Polaramine 2mg, caixa com 20 comprimidos revestidos.

Tratamento da conjuntivite bacteriana hiperaguda
Mais ou menos… Como o paciente adquiriu a doença pelo contato sexual, nada impede que ele também esteja infectado por clamídia. Sendo assim, também é indicado prescrever azitromicina via oral 1 g em dose única.

Nunca compartilhe itens pessoais como maquiagem, travesseiros, óculos e toalhas de mão e rosto. Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos. Nunca compartilhe suas lentes de contato com outra pessoa e interrompa o uso caso apresente sintomas da conjuntivite.

Em casos de conjuntivite infecciosa, os materiais pessoais da pessoa acometida precisam ser separados e ele deve lavar as mãos frequentemente. Na alérgica é preciso identificar o agente que piora o quadro, como perfumes, ácaros, produtos de limpeza e pelos de animais.

Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

Conjuntivite bacteriana: É um tipo de conjuntivite bem menos comum do que a viral. Existem apenas cinco tipos de bactérias que podem infectar nossos olhos. Sua transmissão se dá através do contato direto com pessoas infectadas.

O diagnóstico é feito pelo exame especializado realizado pelo médico oftalmologista com um aparelho chamado lâmpada de fenda (foto abaixo), que permite a visualização mais detalhada das estruturas oculares permitindo um aumento da imagem de até 25 vezes.

Inicia-se com edema + Secreção purulenta + sensação de areia e muita vermelhidão nos olhos.

Já, o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Uso em pacientes com distúrbios oculares (dos olhos)
Se você tem histórico de perturbações oculares (dos olhos) devido ao uso de outros anti-inflamatórios não esteroides, o tratamento deve ser suspenso e realizado exames oftalmológicos (dos olhos) caso ocorram distúrbios visuais durante o uso da nimesulida.

Tratamento. Embora a conjuntivite bacteriana possa sarar sem tratamento, em geral se prescreve colírio antibiótico para tratar e prevenir a propagação da infecção. Pode ser útil usar colírios não medicamentosos para suavizar uma sensação de aspereza e dor no olho.

Dessa forma, em caso de conjuntivite viral, a maior indicação de passar no médico é pegar atestado; outro bom motivo é em caso de dúvida. Caso a pessoa tenha dor forte no olho, ou se a visão diminuir, é importante consultar um oftalmologista com urgência.