Quem tem colesterol alto pode comer banana com aveia?

Perguntado por: jalves . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Ela fornece fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol2. É uma fonte de proteína, que contribui para a manutenção dos músculos4. Fornece vitaminas e minerais como o complexo B, E e zinco, este último reconhecido pelo seu potencial antioxidante2/5.

Além de ser um batido que vai te dar muita energia, vai ajudar a baixar o colesterol juntamente com a aveia. A aveia é uma ótima fonte de fibra solúvel e absorve gordura para liberá-la do corpo, como orientado pelo nutricionista Fernanda Alvarado.

Introduzir um pouquinho da aveia nas refeições, sem que necessariamente mude muito o sabor do alimento. Tentar uma receita de panqueca de aveia com geleia de frutas. Substituir o pão francês por pão de aveia.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Comer banana com aveia durante a semana contribui com o bom funcionamento dos músculos, cérebro e coração. Além disso, é um prato e tanto para quem está de dieta, uma vez que ele atua satisfazendo o apetite por mais tempo.

Com o avanço da ciência, temos cada vez mais estudos mostrando que o ovo não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de acordo com Di Marco e colaboradores, o consumo de 2 a 3 ovos por dia melhoram o HDL, o colesterol bom e ainda aumenta a luteína e zeaxantina sérica que tem uma função antioxidante.

Amasse ½ banana. Misture ½ xícara de leite com 6 colheres de sopa de Aveia em Flocos Finos Quaker® em uma tigela. Em outra, bata a banana amassada, 1 ovo e 1 colher de sopa de óleo de coco.

Os cereais, como aveia, quinoa, chia e sementes de linhaça, também podem ser incluídos. Dr. Magnoni ainda lembra que as margarinas e cremes vegetais, que antes eram tidas como vilãs por conterem gordura trans, hoje podem ser aliadas.

1. Aveia - O café da manhã é o momento perfeito para comer aveia. Pode ser um mingau quentinho, um suco gelado ou acompanhando a salada de frutas: a aveia vai ajudar a reduzir o colesterol e te deixar com muita saúde. Isso porque ela é rica em fibra solúvel, que tem enorme potencial na redução das taxas de colesterol.

O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduze o colesterol bom (HDL).

Peixes ricos em ômega 3, como sardinha, salmão, cavalinha, atum e arenque; Ervas e especiarias, como alecrim, canela, açafrão, manjericão, salsa e coentro; Bebidas, como água, água de coco, café e chás sem açúcar, além de chás com propriedades hipocolesterolêmicas, como o chá de alcachofra ou dente de leão.

Veja mais abaixo como fazer opções que a nutricionista Débora Palos selecionou para os leitores do Eu Atleta: melancia; goiaba; uva caseira; romã; frutas vermelhas com maçã; abacate com couve e limão; laranja com berinjela e farelo de aveia; e morango com cenoura. Mas, antes, uma breve explicação sobre o colesterol.

Também é rica em fibras e possui potássio, ferro, cobre e manganês adequados. Batata doce é um alimento rico em nutrientes é uma escolha saudável para uma pessoa com níveis elevados de triglicerídeos.