Quem tem colesterol alto da dor nas pernas?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Com o tempo, a aterosclerose pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, além de apresentar sinais e sintomas que variam de acordo com as artérias atingidas, como: dores no peito, dor nas pernas ao caminhar, dormência, falta de ar, palpitações, problemas de sono, fadiga (cansaço) e confusão mental ...

Embolismo provocado pelo colesterol
Quando lá chegam viajam pelo sistema circulatório e acabam por se alojar em vasos sanguíneos ou artérias. Este fenómeno pode provocar danos e sintomas na pele como úlceras nas pernas; despigmentação; gangrena; e dedos dos pés azuis ou roxos.

Dessa forma, seu médico pode recomendar o melhor tratamento para seu quadro. Geralmente o colesterol alto é uma enfermidade silenciosa. Até surgir o primeiro sintoma cardiovascular. São sinais como formigamento das pernas e braços, dores no peito, perda de equilíbrio e inchaço das extremidades.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.

A dor nas pernas pode ser causada por uma variedade de fatores, como pequenas lesões musculares, falta de atividade física, cãibras e má circulação. No entanto, em alguns casos, a dor nas pernas pode ser um sinal de uma doença mais grave e requer atenção médica.

"Essas placas de gordura, ao longo do tempo, vão aumentando e trazendo sintomas. Pode ocorrer o entupimento em uma artéria da perna, trazendo o que chamamos de Claudicação Intermitente. O paciente sente muitas dores nas pernas, por falta de circulação.

A pravastatina e a fluvastatina parecem ser as drogas deste grupo com menor incidência de dor muscular. A dose de 40 mg por dia da pravastatina mostrou-se bastante segura e com baixa incidência de lesão muscular.

A sinvastatina causa dor muscular em todos os casos? Não, muito pacientes usam sinvastativa por muitos meses e anos e não tem mialgia. Porém esses pacientes podem apresentam episódios de dor muscular quando fazem uso de outros medicamentos associados, principalmente medicamentos inibidores da enzima P450.

Como vimos, o colesterol alto causa dor no peito quando já está danificando as paredes dos vasos sanguíneos e o funcionamento do coração.