Quem tem artrose pode fazer osteopatia?

Perguntado por: aarruda8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

É necessário ressaltar que a osteopatia não pode curar a artrose, embora possa reduzir consideravelmente os sintomas dolorosos da doença e também aumentar a mobilidade das articulações afetadas, o que irá melhorar significativamente a qualidade de vida.

Não há contraindicações para a osteopatia em si, porém há algumas ressalvas para determinados casos. “Por exemplo, em um paciente com osteoporose, não podemos fazer técnicas manipulativas. Em situações assim, utilizamos outras técnicas”.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

Os recursos de termoterapia e de electroterapia são também utilizados pelo Fisioterapeuta em casos de artrose, já que o frio é indicado em casos de dor, inflamação e espasmos musculares. O calor alivia a dor, aumenta a extensibilidade dos tecidos e diminui a rigidez articular.

Sendo assim, a osteopatia também trata problemas como hérnias de hiato, ptoses viscerais (afrouxamento dos ligamentos), doenças respiratórias (asma brônquica, pneumonia), queda da imunidade, enfim, uma série de outras patologias sistêmicas.

Avaliação de Osteopatia: R$ 120,00.

Normalmente, as sessões são de 60 minutos, verificam-se resultados logo na primeira sessão mas em média podem ser necessárias 5 sessões para melhores resultados. No entanto, quanto mais crónica é a lesão, mais tempo pode demorar para concluir o tratamento. Na Fisioterapia Oeiras pode fazer o seu tratamento osteopático.

Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.

Os sintomas da artrose, mais comuns, são dor que piora com o movimento e piora muito com frio, melhora um pouco com o calor, gera uma certa deformidade e o joelho fica acometido e vai entortando cada vez mais e gerando perda de arco de movimento.

Pacientes com artrose de quadril e joelhos têm conseguido excelentes resultados com a prática de pilates terapêutico. “Ao criar consciência corporal, a atividade fortalece e alonga. Isso melhora todo o sistema motor e biomecânico do paciente, restabelecendo movimentos alterados pela artrose.

Osteopoiquilose, também denominada osteopatia, condensada disseminada ou ossos manchados, é uma alteração óssea que geralmente não apresenta sintomas e, assim, é comumente diagnosticada de forma acidental, por meio de radiografias relacionadas a outras patologias.

Algumas pessoas sentem alguma dor durante um ou dois dias após uma sessão, à medida que o seu corpo reage e se ajusta ao tratamento. As mudanças no estilo de vida podem também melhorar drasticamente o estado geral do corpo e reduzir os riscos para a saúde.