Quais são os princípios básicos da osteopatia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Para um tecido poder se recompor é preciso um bom aporte sanguíneo e uma boa circulação dos líquidos corporais; A unidade do corpo – todo corpo está unido e trabalhando em conjunto, necessitando que todas as suas estruturas estejam em perfeito funcionamento para manter-se em perfeita saúde.

As técnicas fasciais são destinadas para as estruturas miofasciais. É realizada a manipulação das fáscias para que ocorra a reorganização das fibras dos tecidos conjuntivos de uma forma funcional e flexível. Sendo utilizadas para o equilíbrio do corpo, alívio muscular, aumento de mobilidade corporal, entre outros.

A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo. “Na osteopatia, enxergamos o corpo como uma coisa inteira, não o separamos em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular, respiratório etc”, explica a osteopata Diane Fernandes.

Em sua maioria, a osteopatia pode tratar problemas no nervo ciático, na lombar e no ombro, além de luxações, espasmos musculares e dores no nervo ciático. Além disso, pode tratar problemas no corpo causados pelo sedentarismo, má postura, lesões esportivas, dores de cabeça, tensão pré-menstrual ou estresse.

A osteopatia é um tipo de abordagem terapêutica baseada no uso de técnicas manuais com a finalidade de estimular a sua recuperação, melhorar a mobilidade das articulações, aliviar a tensão muscular, diminuir a dor e influenciar positivamente a circulação sanguínea nos tecidos.

Algumas das contraindicações mais comuns da osteopatia incluem fraturas recentes ou instabilidade óssea, infecções ou inflamações graves, tumores ou câncer , distúrbios hemorrágicos ou problemas de coagulação , doenças do tecido conjuntivo , doenças cardíacas ou vasculares graves, gravidez , osteoporose grave, hérnias ...

Massoterapeuta trabalha exclusivamente com técnicas de massagem para relaxamento muscular. Osteopata trabalha, além das técnicas estruturais, com técnicas cranianas e viscerais.

Ambas as especialidades são complementares. Enquanto no tratamento específico da dor e correcção postural sugerimos a osteopatia, a fisioterapia é a especialidade recomendada após uma lesão ou cirurgia.

A osteopatia pode atuar em casos de infertilidade, dores de cabeça, casos de gastrite ou outros sintomas abdominais, problemas respiratórios, bronquite e asma. Também atua no mundo dos esportes, oferecendo tratamentos complementares.

Desse modo, sintomas poderão acontecer, como febre (aumento de 0,5 grau ou 1 grau), dor de cabeça, aumento da inflamação local pós tratamento, e ainda mudanças comportamentais, como tendência a introspecção, porque o aumento da consciência do corpo melhora a conexão corpo e mente.