Qual o mínimo de neutrófilos para fazer quimioterapia?

Perguntado por: iguimaraes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Cabe aqui relembrar a definição prática de neutropenia no cenário do tratamento oncológico. O risco de infecções oportunistas aumenta quando a contagem de neutrófilos cai abaixo de 1500/mm3, e o risco de infecções graves é muito alto quando essa contagem é inferior a 500/mm3 (neutropenia severa).

O paciente com a doença apresenta contagem de leucócitos inferior a 500 neutrófilos/mm3.

O limite inferior típico da contagem de neutrófilos é de cerca de 1.500 células por microlitro de sangue (1,5 × 10 9 células por litro). À medida que a contagem cai abaixo deste nível, o risco de infecção aumenta. A gravidade da neutropenia é classificada como: Leve: 1.000 a 1.500/mcl (1 a 1,5 × 10 9/i)

Consideramos Neutropenia moderada, quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai entre 500 por mm3 e 1000 por mm3. Neutropenia grave: quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai abaixo de 500 por mm3.

Se o paciente desenvolve neutropenia ou o nível de neutrófilos não retornar ao normal rapidamente, o novo ciclo de quimioterapia pode ser postergado ou recomeçar com uma dose menor.

Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.

A quimioterapia geralmente não é indicada para pacientes com outros problemas de saúde importantes, mas a idade avançada por si só não é uma barreira para a realização da quimioterapia. Os medicamentos quimioterápicos mais utilizados no tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células incluem: Cisplatina.

Neutrófilos. Os valores de referência para neutrófilos em homens e mulheres são de 0 a 800/uL. Um número superior provavelmente representa câncer, trauma, estresse ou inflamação como gota. Um número inferior é característico de falta de vitamina B12, uso de esteroides ou anemia falciforme.

A contagem normal de leucócitos varia de 4.000 a 11.000 células/mcl, com cerca de 60% delas sendo neutrófilos maduros; a leucocitose é definida por uma contagem de leucócitos superior a 11.000 células/mcl. Uma contagem de neutrófilos acima de 8.000 células/mcl é considerada neutrofilia.

Algumas vitaminas ajudam a produzir os neutrófilos no corpo. Ácido fólico, vitamina B12 e cobre são exemplos. Está relacionada a pacientes que são vegetarianos estrito, que fizeram cirurgia de redução de peso (bariátrica) e não tomam seus suplementos, e em algumas doenças, como a anemia megaloblástica.

Em pacientes de alto risco, a terapêutica antifúngica empírica e infecções fúngicas invasivas devem ser consideradas para pacientes com febre persistente ou recorrente após 4-7 dias de antibióticos e duração da neutropenia prevista > 7 dias.