Quem tem osteoporose pode fazer osteopatia?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Não há contraindicações para a osteopatia em si, porém há algumas ressalvas para determinados casos. “Por exemplo, em um paciente com osteoporose, não podemos fazer técnicas manipulativas. Em situações assim, utilizamos outras técnicas”.

Exercícios menos recomendados para osteoporose
Exercícios de flexão e torção: como os abdominais, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna. Outras atividades que se enquadram aqui são o golfe, o tênis, o boliche e algumas posições de ioga.

Mesmo sendo um tipo de abordagem mais natural e uma terapia feita com as mãos, a osteopatia pode ser contraindicada em alguns casos: quando existe risco alto de lesionar a coluna ou outros ossos, infecções agudas e pós-operatório recente, pois essa é uma abordagem voltada para a fisioterapia.

Exercícios de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação e equilíbrio, além de outros como Pilates e caminhada devem ser realizados sempre com a supervisão do Fisioterapeuta e, uma vez realizado com a devida cautela, podem contribuir, significativamente, para retardar a perda da massa óssea que ocorre com ...

A osteopatia é indicada para aquelas pessoas que apresentam dores intensas, que acabam atrapalhando a rotina diária.

Vários outros fatores, como determinados medicamentos, uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, histórico familiar de osteoporose (por exemplo, se o pai ou a mãe da pessoa sofreu fraturas de quadril) e estatura corporal pequena, aumentam o risco de perda óssea e o desenvolvimento de osteoporose em mulheres.

Quais são as causas da osteoporose? Um dos principais fatores de risco é o histórico familiar. Quando há casos de fraturas na bacia ou no fêmur, por exemplo, entre pai e mãe, as chances da doença podem ser aumentadas. No entanto, hábitos como tabagismo e consumo de álcool são muito tóxicos para a célula óssea.

A osteopatia não é recomendada para pessoas que tenham alterações no corpo que levam a fragilidade dos ossos, como a osteoporose grave e a metástase óssea, por exemplo, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde.

Algumas das contraindicações mais comuns da osteopatia incluem fraturas recentes ou instabilidade óssea, infecções ou inflamações graves, tumores ou câncer , distúrbios hemorrágicos ou problemas de coagulação , doenças do tecido conjuntivo , doenças cardíacas ou vasculares graves, gravidez , osteoporose grave, hérnias ...

Osteoporose: A massagem pode ser perigosa no caso de pessoas com osteoporose por terem os ossos frágeis e mais suscetíveis a fraturas. Pacientes com úlceras ou aumento do fígado ou baço: Pessoas que sofrem de lesão recente ou que foram diagnosticadas com câncer, artrite e doenças cardíacas.

Musculação. Opção de atividade física para todas as idades, a musculação pode ser utilizada como exercício para osteoporose. Isso porque a atividade tenciona músculos e ossos, o que contribui para o aumento da densidade e fortalecimento dos ossos.