Quem tem hérnia de disco pode fazer osteopatia?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Para melhoria dos sintomas é frequente recorrer-se a osteopatia para hérnia de disco lombar e na maioria dos casos pode ser resolvido sem recorrer a cirurgia.

Uma forma de tratamento eficaz para a hérnia discal é a Osteopatia.

O tratamento para hérnia de disco consiste em um programa fisioterapêutico que pode utilizar técnicas de fisioterapia manual, Método McKenzie, técnicas de fortalecimento muscular, mesa de tração e mesa de descompressão.

As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura.

Para os pacientes diagnosticados com hérnia de disco, o Pilates é uma ótima opção. Essa atividade é recomendável no combate às dores e para manter a coluna livre de desconfortos durante as atividades diárias. A hérnia de disco representa mais de 90% dos casos de doenças relacionadas à coluna.

A osteopatia não é recomendada para pessoas que tenham alterações no corpo que levam a fragilidade dos ossos, como a osteoporose grave e a metástase óssea, por exemplo, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde.

Não há contraindicações para a osteopatia em si, porém há algumas ressalvas para determinados casos. “Por exemplo, em um paciente com osteoporose, não podemos fazer técnicas manipulativas. Em situações assim, utilizamos outras técnicas”.

5 – Remada Curvada. Tipo de exercício que também acaba gerando compressão das vértebras, portanto, não é indicado para quem tem hérnia de disco. Substitua por remada baixa ou remada na máquina.

Algumas atividades físicas, como musculação, pular corda e o crossfit devem ser bem avaliados por também trazerem riscos. Se uma pessoa com hérnia de disco, por exemplo, for levantar um peso do chão com a postura errada e um excesso de peso, em uma academia ou na aula de crossfit, irá gerar uma lesão no disco.

Então, é feito o uso de analgésicos e antiinflamatórios. Em quase 90% dos casos os pacientes apresentam grandes melhoras. Assim, estão dispostos a viver suas vidas com qualidade. Uma vantagem desse tratamento é não exigir grandes esforços e trocas de hábitos, que podem ser difíceis devido alguns históricos do paciente.