Qual a probabilidade de um nódulo ser maligno?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os nódulos benignos ao ultra-som (grau I e II na classificação ultra-sonográfica) raramente são malignos e a PAAF não é procedimento obrigatório. Segundo alguns autores, a probabilidade de um nódulo isoecóico ser maligno é de 1/1000.

Cerca de 10% dos nódulos de tireoide são malignos e quando diagnosticados precocemente, as chances de cura são de cerca de 95%”, conta o Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Os nódulos benignos em geral têm uma localização bastante limitada, sendo fácil determinar suas borda, e são móveis , podendo ser deslocados de um lado para outro na mama. Além disso, as chances de um nódulo benigno evoluir para um câncer de mama é praticamente zero.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Um nódulo benigno pode se transformar em câncer no futuro? Não. Um nódulo benigno será sempre benigno. Tumores benignos serão benignos por toda a vida, um tumor benigno não “vira” ou não se torna maligno.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Algumas das características que mais sugerem a possibilidade de os nódulos tireoideanos serem malignos, ao ultrassom, são os nódulos mais escurecidos, chamados de hipoecogênicos, altura maior que largura. Nós conseguimos determinar as medidas desses nódulos.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; Saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue; Presença de nódulo na mama, geralmente indolor; Muita coceira na mama ou no mamilo.

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela. Por mais que o autoexame ajude no diagnóstico de um câncer, ele não é totalmente confiável, já que detecta tumores em estágios já bastante avançados (só são percebidos por estarem já bastante grandes).

Quando o nódulo tem mais de quatro centímetros; Quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar – que são chamados de sintomas compressivos.