Quem tem ansiedade sente dor no corpo?

Perguntado por: amarinho8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Como você pôde ver, a ansiedade pode provocar, além dos psicológicos, sintomas físicos, como dores no corpo, tremores, falta de ar e alterações intestinais e estomacais.

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Exercícios regulares leves a moderados também podem ajudar a aliviar os músculos tensos, como os responsáveis pela dor lombar crônica. Calor (o calor faz com que os músculos tensos se soltem). Tomar um banho quente. Receber uma massagem.

Os principais sintomas são:

  • físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  • psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

As pupilas se dilatam para entrar mais luminosidade, mas a visão pode ficar turva e embaçada. O estado de alerta estimula a contração muscular, que posteriormente pode deixar o corpo dolorido. Os batimentos cardíacos acelerados promovem aumento da circulação sanguínea, o que demanda maior consumo de oxigênio.

Nem toda dor significa uma complicação mais séria de saúde e pode desaparecer espontaneamente em pouco tempo. Por outro lado, se você sente dor no corpo todo e fraqueza, é preciso ligar o alerta e buscar ajuda médica para diagnosticar e tratar sua condição.

Ansiolíticos

  • lorazepam.
  • alprazolam.
  • bromazepam.
  • diazepam.
  • clonazepam.

O teste DASS-21 foi desenvolvido para mensurar, definir e compreender os estados emocionais negativos da depressão, da ansiedade e do estresse. Eles são avaliados considerando a permanência e a severidade de suas ocorrências.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.