Quem tem adenoide da febre?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

– Quais os sintomas da infecção na adenóide? Os sintomas mais comuns são: febre, secreção amarelada no nariz e na parte de traz da garganta, obstrução nasal intensa, roncos noturnos, mau hálito, alteração da voz.

As dores de Garganta podem estar associadas a febre entre 37.1 a 41.5 graus Celsius, secreção purulenta (pus) nas amígdalas ou cultura para bactérias positiva para Streptococcus.

Adenoides aumentadas em crianças podem resultar de infecções. O aumento em geral não causa sintomas, mas ocasionalmente, podem causar dificuldade para respirar ou para engolir e, às vezes, infecções recorrentes do ouvido ou dos seios nasais ou apneia obstrutiva do sono.

Embora os pacientes com hipertrofia de adenoide possam não se queixar de sintomas, com frequência, sofrem de respiração bucal crônica, roncos noturnos, distúrbios do sono, halitose, OMA recorrente, perda auditiva condutiva (secundária à otite média recorrente ou efusões persistentes da orelha média) e voz de qualidade ...

Podemos tentar diminuir a adenoide com medicação, principalmente os corticoides nasais (budesonida, ciclesonida, mometasona, fluticasona etc), principalmente quando há rinite alérgica associada.

A Amoxicilina, geralmente, é a mais indicada para iniciar o tratamento. O otorrino também pode receitar anti-inflamatórios ou corticóides, em caso de inflamação devido a alergias.

Nasonex Furoato de Mometasona 50mcg Spray Nasal 60 Doses.

Hipertrofia da adenoide em crianças
Não há um remédio que faça com que ela regrida (diminua), só com o passar dos anos. Contudo, quando há uma obstrução maior de 70% e a criança não é tratada com a cirurgia, ela pode ter diversas complicações, como dificuldade de desenvolvimento e baixa estatura.

Crescimento exagerado e inflamação da glândula
A chamada adenoide hipertrófica é uma das principais causas de obstrução nasal em crianças. Esse crescimento exagerado acontece quando a criança apresenta repetidas infecções de garganta, muitas crises alérgicas, sangramento nasal recorrente e infecções de ouvido.

De fato, estudos já mostraram recidiva de sintomas obstrutivos em até 8% dos pacientes após as cirurgias de adenoite. Baseados nisso, muitos pediatras recomendam aguardar idades como 4 ou 5 anos para submeter a criança à cirurgia.

Quem tem adenoide pode fazer lavagem nasal
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é sim. A lavagem nasal é permitida para quem tem adenoide. Aliás, a prática é recomendada e deve ser feita cerca de três vezes ao dia.

A causa mais conhecida da adenoidite é a inflamação através de infecções virais. No entanto, pode ser resultado de infecções bacterianas. Geralmente, essa infecção acomete as crianças e está relacionada a quadros de rinite alérgica, sinusite e otite, devido a localização da adenoide, entre a garganta e o nariz.

Se o nariz entupir, recorra ao uso de um umidificador de ar e nebulização para ajudar a melhorar.

Nesse caso, a criança passa a respirar pela boca, podendo tossir com maior frequência e intensidade. Além disso, o acúmulo de secreção no nariz pode resultar em dor de ouvido, devido ao aumento de pressão nessa região.

A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide. Dada a variedade e a complexidade dos métodos de mensuração preconizados, muitos radiologistas preferem a avaliação subjetiva, que pode ser imprecisa e não-acurada.

O principal tratamento para hipertrofia acentuada da adenoide é a cirurgia, chamada adenoidectomia.