Quem tá com a pressão alta pode tomar água com açúcar?

Perguntado por: ecosta5 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar sucos industrializados e bebidas isotônicas, pois eles têm restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.

A resposta é não. Na verdade, a água com açúcar não só não ajuda a reduzir a pressão arterial, como pode aumentar o risco de pressão alta em contextos em que a dieta já é rica em açúcares adicionados.

O consumo de sal sempre foi considerado um dos maiores vilões causadores do aumento da pressão arterial (PA). Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal.

Um estudo sugere que alimentos com alto teor de açúcar adicionado podem aumentar o risco de pressão alta.

1) Beber água ajuda a manter a pressão arterial sob controle
Isso faz os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a velocidade com que o sangue corre pelos vasos. A pressão sobe, mas não o suficiente para causar algum prejuízo para quem sofre de pressão alta. Daí se tem o equilíbrio.

Uma pessoa hipertensa que apresenta qualquer sintoma de uma crise de pressão alta deve se dirigir imediatamente a um pronto socorro para atendimento médico ou mesmo ligar para uma ambulância. Isso porque esta é uma emergência médica e requer atendimento o mais rápido possível.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

Os pesquisadores descobriram que o chocolate escuro reduziu a pressão média sistólica em 1,6 mmHg e a diastólica em 1 mmHg, sem mudanças no peso, nos níveis de plasma ou nos níveis de lipídios e de glucose. A prevalência de hipertensão caiu de 86% para 68%.

Azeitonas e outros alimentos em conserva. Shoyu e outros temperos industrializados. Sanduíche de presunto e queijo.

Ter um sono de qualidade
Outra dica de como controlar a pressão alta é dormir bem, pois isso ajuda a normalizar os batimentos cardíacos e a circulação. Para isso, é preciso ter uma boa noite de sono com duração entre 6 a 8 horas, dependendo das características de cada pessoa.

O Alprazolam atua como um hipnótico da classe dos ansiolíticos benzodiazepínicos, além de provocar o alívio da ansiedade também produz um relaxamento muscular; consequentemente, o uso de alprazolam é associado a episódios de pressão baixa (dependente de fatores como sexo/idade/dose utilizada).

Estudos demonstraram que a imersão em um banho quente pode diminuir sua pressão arterial. Este é um ótimo sistema para quem tem problemas cardíacos e até para quem não tem. Mas primeiro consulte seu médico se você tiver um problema cardíaco, porque um banho quente também aumentará a taxa de batimentos cardíacos.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.