Quem sustentava Jesus?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O evangelho de hoje, de Lucas 8,1-5, afirma que Ele era seguido por outros homens e mulheres. O fato de ter seguidoras mulheres era uma fato excepcional naquela época, na qual as mulheres eram tidas como inferiores aos homens e relegadas em casa, não podendo participar da vida social de maneira ativa.

Uma realidade pouco conhecida é que Maria Madalena é a primeira em uma longa linhagem de patronas e benfeitoras que apoiaram financeiramente a missão cristã. Ela era uma mulher independente e rica que usou seu dinheiro para financiar a missão galileia de Jesus (Lc 8,1-3).

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

Simeão

Simeão toma o Menino Jesus nos braços e bendiz a Deus.

Judas Iscariotes nasceu em Kerioth, na região da Judeia. Segundo o Novo Testamento, Judas foi o único dos apóstolos que não nasceu na Galileia. Filho de Simão foi um dos primeiros a juntar-se a Jesus Cristo. Por ser o mais instruído tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos e foi designado para cuidar do dinheiro do grupo.

Nada de sonegar impostos: “Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra” - Romanos 13:7. Entre as tantas dívidas, Jesus é ainda mais enfático ao mostrar-se contrário: os débitos tributários.

Frequentemente é incompreendida esta importante advertência de Mateus 6:24, repetida em Lucas 16:13. Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar. Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit (em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta de la pasión (em Espanhol)...

As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

2ª Dor: A fuga para o Egito
Obediente, “José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito” (Mt 2, 13-14). Unidos à dor que Maria sentiu nessa ocasião, peçamos forças para suportarmos com paciência as dores de nossa vida, e para nos mantermos afastados dos pecados.

O rei Acaz reinou Judá entre os anos 736 a 7l6 anos antes do nascimento de Jesus.