O que aconteceu com o Galileu quando ele apresentou suas conclusões?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ainda assim, ele foi condenado e obrigado a permanecer em prisão domiciliar pelo resto de sua vida. Conta-se que após o veredicto, Galileu proferiu a seguinte frase: “eppur se muove” – “e, no entanto, ela se move”. Completamente cego, Galileu morreu em sua casa, próxima a Florença, no dia 8 de janeiro de 1642.

Resposta: Para Galileu, parecia evidente que depois dessas provas o heliocentrismo seria aceito como verdade científica. Isso entretanto não aconteceu. Ele foi chamado pela inquisição e adivertido para que não voltasse a pregar o "erro" e a "heresia".

A sentença de Galileu definiu, em 22 de junho de 1633, que ele deveria negar publicamente as ideias de Copérnico e o modelo heliocêntrico. O astrônomo também foi condenado à prisão domiciliar perpétua, e seu livro foi banido.

Respondendo a uma controvérsia crescente sobre teologia, astronomia e filosofia, a Inquisição Romana julgou Galileu em 1633 e o acusou de "suspeito veementemente de heresia", condenando-o a prisão indefinida. Galileu foi mantido em prisão domiciliar até sua morte em 1642.

Em 1633, a Santa Inquisição prendeu e julgou Galileu por heresia. Para evitar que fosse queimado vivo, Galileu Galilei se viu obrigado a renegar suas ideias através de uma confissão, lida em voz alta perante o Santo Conselho da Igreja.

O astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) ficou cego de um olho por observar eclipse com uma luneta. O uso de chapas radiográficas e filmes fotográficos velados podem ser um paliativo, desde que usados com cuidado. Para saber se a proteção é adequada, observe uma lâmpada transparente de 100 watts com o filme.

A princípio, o Heliocentrismo também não era aceito cientificamente. No século XVII, um dos mais importantes estudiosos da astronomia, Galileu Galilei, o comprovou, com base em observações com lunetas. Porém, foi obrigado a retratar-se perante a Igreja, para não ser condenado à morte.

No método científico. Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.

Ele mostrou, por exemplo, que a Lua não tem uma superfície lisa, mas está cheia de crateras. Observando as estrelas, percebeu que elas não eram "fixas" e que a Via Láctea não era feita, como dizia Aristóteles, por exalações celestiais, mas por um conjunto de estrelas.

A partir do início do século XVII, Galileu trouxe grandes contribuições para os campos da Mecânica e da Astronomia. Suas descobertas e sua busca pela liberdade da ciência culminaram em uma grande revolução científica, tornando-o conhecido como o pai da ciência moderna.

Em 1600, o ex-frei dominicano, filósofo e poeta Giordano Bruno foi queimado vivo em Roma. Defendia que, como Copérnico havia escrito antes dele nascer, e continuava a ser tabu defender, a Terra era um planeta e gira em torno do Sol.